Influenciador Digital: Vale a pena contratar? Casa de Imagem MKT Digital

INFLUENCIADOR DIGITAL: VOCÊ SABE O QUE É?

21 dez INFLUENCIADOR DIGITAL: VOCÊ SABE O QUE É?

As recomendações, divulgação boca a boca e a utilização de famosos sempre foram muito favoráveis para as marcas, mas ganharam um outro nível nessa Era Digital. Na publicidade tradicional – de TV, rádio ou revista, isso já acontece há muito tempo com personalidades famosas, mas nem sempre a imagem do artista combina com o produto e isso é um ponto que pode gerar problemas.

Já na internet os influenciadores não precisam ser famosos. As redes sociais oferecem um espaço maior de interação e com ele mais pessoas que passam a induzir um determinado nicho, como os blogueiros e youtubers. Eles são pessoas que estão em alta com grupos específicos por falarem sobre um assunto peculiar. Logo, são influenciadores já pré-selecionados.

São eles que as marcas devem procurar para a divulgação de seu produto/serviço de forma direcionada ao seu público na internet. Por exemplo, se você tem uma empresa de cosmético pode utilizar de uma blogueira que escreve sobre beleza e comportamento feminino, pois ela já usa a linguagem parecida com a de sua marca e já tem contato com o seu público-alvo. Vai ser uma indicação confiável e com propriedade.

Alguns blogueiros menores ainda aceitam o produto como pagamento da divulgação ou para sortear entre seus leitores, e isso é uma grande vantagem para a empresa, que acabaria gastando muito mais se investisse em publicidade fora da internet. Mas os de maior relevância já cobram pelo serviço e, nesses casos, é preciso obter mais informações sobre o alcance do blog ou canal do Youtube.

 

Quais pontos levar em consideração na hora de escolher um influenciador digital?

 

Relevância

Pesquise a trajetória do influenciador na internet. Ele deve ter algum tempo como blogueiro, possuir um público assíduo e estar presente nas redes sociais. Além disso, deve produzir conteúdo de qualidade que atinja diretamente seu público-alvo.

Autenticidade e Sinceridade

A divulgação do produto ou serviço deve ser feita de forma sincera, sem parecer forçada, sendo inserida no contexto em que o conteúdo é produzido pelo influenciador. O principal é parecer que o blogueiro realmente usa e indica aquele produto aos amigos.

Frequência

Estar ativo nas redes sociais é um ponto muito importante para os seguidores. Por mais interessante que seja o conteúdo produzido, se o influenciador não tiver assiduidade nas publicações, acaba diminuindo o interesse do público e perdendo oportunidades temporais.

Alcance

É importante pedir o Mídia Kit do blog – um documento com informações sobre quantas pessoas leem o blog ou veem os vídeos, qual o número de pessoas atingidas pela publicidade naquele site, etc. E caso o blogueiro não tenha esse documento, pode pedir o relatório do Google Analytics, com as informações de acesso do site. Assim, terá a noção exata de quantas pessoas vão ver o seu produto e se vai valer a pena o investimento naquele blog. Afinal, blogs maiores e os youtubers já atuam de forma profissional e cobram boas quantias para a divulgação.

Principais Influenciadores Digitais do Momento

  • Hugo Gloss
  • Jovem nerd
  • Kéfera
  • Camila Coelho
  • Gabriela Pugliesi
  • Porta dos Fundos

 

 

Comentários

comentários