Promoção no Facebook: Como fazer do Jeito Certo | Casa de Imagem MKT Digital

Promoção: como atrair consumidores do jeito certo

17 jan Promoção: como atrair consumidores do jeito certo

No início do ano é comum os grandes centros comerciais embarcarem nas promoções e descontos para atrair o público que, devido aos grandes gastos com as festas de final de ano e o período de férias, acaba por pausar as compras por um tempo, atingindo em cheio o lucro dos varejistas, principalmente os de pequeno e médio porte.

Nessa época de instabilidade econômica em que vivemos, a técnica é uma grande aliada do marketing, afinal, segundo pesquisa feita pela agência Hello Research no ano passado, a promoção é decisiva para fazer o consumidor mudar de marca. Ou seja, sabendo utilizar a estratégia é possível driblar a crise e conseguir aumentar o número de vendas de sua loja.

 

Como fazer promoção do jeito certo?

 

Ao contrário do que você pode pensar, promoção não é coisa só das grandes marcas. Seu negócio pode se aproveitar de pequenos pontos para atrair o público que está meio parado.

  • Escolha o período certo para iniciar a promoção e dê um prazo final a ela

Passar o ano todo fazendo liquidação não causa o impacto de “oportunidade única” que o público gosta. A promoção deve acontecer em períodos sazonais e sempre com a data final definida, para instigar o senso de urgência na compra.

 

  • Escolha o tipo certo de promoção conforme o período e o público

Muitas vezes diminuir o preço não é o suficiente para atrair o seu público. Os clientes gostam de cupom de desconto, frete grátis, compra casada e sorteios. Por isso o ideal é analisar o perfil do consumidor da sua marca para chegar a um modelo que faça mais sentido.

 

  • Planeje a ação com antecedência para organizar todos os pontos

A promoção não pode ser feita no impulso, apenas para desencalhar produtos ou bater de frente com o concorrente. É preciso trabalhar a precificação para que não haja prejuízo e ter o estoque preparado para receber o aumento dos pedidos.

 

Como utilizar as redes sociais para fazer promoções?

 

Para muitas empresas o jeito mais fácil de anunciar um produto é através das redes sociais. E realmente, a internet torna mais simples a publicidade, a interação com o público e, principalmente, diminui os custos. Mas o que muita gente não sabe é que o Facebook não permite qualquer prática promocional e possui uma cartilha de regras pra isso.

A principal regra imposta pela rede é a proibição da marca induzir o internauta a um comportamento para conseguir o benefício. Isso é visto corriqueiramente em posts pedindo para o indivíduo curtir, compartilhar e marcar amigos na publicação.

As grandes marcas utilizam das redes sociais apenas para anunciar uma promoção que precisa de alguma ação do internauta e, a partir daí, leva-o para um site onde há as regras da promoção. Mas como nem toda empresa tem essas possibilidades, o que pode ser feito é o anúncio da promoção, sem indução de nenhuma ação na página, apenas indicando o que deve ser feito pessoalmente na loja para participar.

E para tomar as decisões certas e não cometer erros bobos, o ideal é ter uma agência de marketing para elaborar o planejamento e colocar em prática a estratégia.

Conheça alguns de nossos cases e venha para a Casa de Imagem!

 

Comentários

comentários