Vendas e Marketing unidos. O Sonho dos Gestores | Casa de Imagem

Vendas e marketing: equipes trabalhando juntas. O sonho dos gestores!

14 fev Vendas e marketing: equipes trabalhando juntas. O sonho dos gestores!

Ainda que o departamento de marketing tenha responsabilidades distintas do setor de vendas, o trabalho de um time depende dos resultados do outro para que a conquista de novos clientes aconteça como esperado.

É comum passarmos por situações onde:

Os vendedores reclamam que o Marketing não filtra bons Leads, e o Marketing por sua vez reclama que o setor de Vendas não dá a atenção correta para os Leads que chegam.

Se esse tipo de situação já se tornou corriqueira em sua empresa, é hora de dar um basta e unir os profissionais de vendas e marketing em um só time.

Reuniões periódicas

Alinhar os objetivos dos profissionais de marketing e vendas é a chave para evitar déficits de conversão.

No entanto, para conseguir unir as equipes e estimulá-las a trabalhar com metas em comum, é fundamental fazer reuniões constantes para alinhar quais são as informações mais importantes para o cliente ideal.

O objetivo dessas reuniões é fazer com que todos trabalhem de forma sinérgica, complementando os conhecimentos e as habilidades entre si.

Desse modo, se um lead não parece bem qualificado para o time de vendas, ambas as equipes deverão discutir sobre quais dados ou ações estão faltando para aumentar a qualificação.

Muitas vezes, um simples campo de “cargo” em um formulário já pode ajudar a equipe de vendas a identificar quais são os tomadores de decisão da empresa.

O oposto também é válido: se um lead não for bem trabalhado pelo setor de vendas, é essencial que os profissionais conversem sobre quais abordagens devem ser utilizadas para melhor aproveitamento dos contatos.

Porém você não vai conseguir organizar esses detalhes se não tiver:

Uma plataforma integrada

Para alcançar resultados reais com a união dos departamentos de vendas e marketing, é crucial integrar ferramentas de segmentação e gestão de leads que facilitem a rotina das equipes.

Em uma plataforma bem-arquitetada, será possível lançar os leads de acordo com critérios específicos, tais como:

  • localização,
  • verba disponível,
  • e-mail,
  • telefone,
  • nível de interesse.

Quando esses dados são compartilhados entre as equipes de vendas e marketing, haverá mais consistência de informação e uma otimização significativa no ciclo de relacionamento com potenciais clientes.

Marketing digital e CRM

Além da integração de informações, é necessário que as equipes de vendas e marketing tenham um “panorama” completo de como os usuários estão reagindo aos conteúdos digitais promovidos pela empresa.

Por isso, as tecnologias de CRM utilizadas pelo time devem estar integradas às estratégias de marketing digital e inbound marketing da empresa.

Com as nossas ferramentas, é possível mapear toda a Jornada de Compra do Consumidor e entregar para a equipe de vendas um relatório que vai mostrar dados profundos do Lead como por exemplo:

  • Quantas vezes ele já visitou o site da empresa;
  • Quantos e-mails ele já recebeu, abril e clicou;
  • Quais são suas redes sociais;
  • Quão propenso esse Lead está de se tornar um cliente.

Mensuração contínua

Medir os resultados das estratégias é indispensável para o “vendarketing”, pois a união das equipes exigirá feedbacks rápidos em cada etapa do funil de vendas.

É somente a partir da mensuração que os departamentos poderão entender quais ações estão de fato funcionando e quais devem ser ajustadas ou abandonadas.

Portanto, recomenda-se que, ao fim do mês, as equipes façam um “balanço” de todas as estratégias, analisando criteriosamente os efeitos e os resultados atingidos com cada uma.

Ao investir nessa “fusão” de equipes e especialidades, a empresa poderá se beneficiar com ciclos de venda mais curtos e melhores taxas de conversão, além de um clima organizacional mais produtivo.

Conclusão

Além de ter as melhores ferramentas para mapear todos detalhes de informações sugeridos acima, você precisará de uma empresa que tenha capacidade de traçar as estratégias corretas para tornar tudo isso possível.

E sem querer ser prepotente, eu tenho certeza que a Casa de Imagem é a empresa certa que vai te ajudar a tornar tudo isso possível.

Então, que tal solicitar um bate papo com a gente e conhecer melhor todas as nossas soluções em Marketing Digital?

Para isso, basta PREENCHER O FORMULÁRIO e resolver de uma vez por toda a briga entre Marketing e Vendas.

Comentários

comentários

Uma pessoa obcecada pela constante busca de resultados, que vive de metas, sonha com sucesso e se alimenta de novidades todos os dias. :)