10 motivos pelos quais as listas fazem sucesso na internet
porque listas fazem sucesso?

08 out 10 motivos pelos quais as listas fazem sucesso na internet

As listas atraem cliques, organizam ideias e motivam a leitura numa época em que a rapidez da internet mudou a cultura de consumir informações.

O que mais se vê na internet hoje são listas. Tem de todo tipo de assunto, do entretenimento às listas com dicas de tecnologia e até comportamento no trabalho. E não é à toa que elas ganharam tal popularidade e viraram tendência em diversos sites. Quer saber os motivos? Bom, a gente listou os 10!

Motivo 1:

Quem não clica em pelo menos uma lista por dia? Listas sempre atraem cliques de internautas curiosos, por exemplo, olha você aqui lendo nossa matéria.

Motivo 2:

Títulos com listas do tipo “Top 5 alguma coisa” são diretos e objetivos, e como a maioria dos internautas não quer perder tempo com matérias grandes, a lista divide o conteúdo, facilita e agiliza a leitura.

Motivo 3:

Esse não é bem um motivo, mas sim uma dica. Se o título anuncia um conteúdo sobre as “10 melhores montanhas-russas de Orlando”, o texto deve entregar o prometido ao leitor, isso dá credibilidade ao site e ao conteúdo. Se você entrega o que o público quer, certamente esse público voltará para uma próxima lista.

Motivo 4:

Listas têm conteúdo persuasivo. Ao final dessa lista você vai se convencer da eficácia das listas para os sites de conteúdo e é isso mesmo que elas provocam. Como uma redação para o Enem, as listas devem convencer o leitor com argumentos persuasivos para que ele acredite no conteúdo, adote uma ideia etc.

Motivo 5:

Tendência à “buzzfeedização” da internet. Líder e talvez pioneiro com foco em listas, o Buzzfeed as faz como nenhum outro site. Sempre explorando conteúdos diversos, dos mais bizarros e divertidos às críticas do cotidiano, o site é carregado de listas e tópicos em todas as suas matérias. Além disso, garante sua popularidade fazendo mais sucesso por regionalizar seu conteúdo, atingindo diversas línguas e culturas, por exemplo:

14 hambúrgueres de São Paulo que vão te fazer perder as estribeiras

Motivo 6:

Listas reúnem, resumem e reutilizam o melhor do conteúdo online. Mais uma técnica do Buzzfeed, a reunião do que há de melhor na internet, principalmente se for um assunto ainda em pauta, garante o sucesso da sua lista. Por exemplo, todos sabem do estrondoso sucesso do programa MasterChef no Twitter, em especial da simpática chinesinha Jiang, que ganhou o coração das @s do microblog. O que o Buzzfeed fez? Reuniu as melhores reações sobre a saída da moça do programa. Viralizou? Claro!

Motivo 7:

Listas podem ser divertidas. Reunindo imagens, textos leves e GIFs, as listas sempre têm um tom mais descontraído e isso conversa bem com o seu formato e conteúdo. Por isso é preciso saber usá-las. Não dá para listar as notícias políticas quando você deve escrever uma matéria bem embasada e com todas as informações necessárias.

CMzcyJTXAAEY7Yg
Vai continuar duvidando das listas?

 

Motivo 8:

Listas ajudam a organizar e desenvolver conteúdo quando você tem várias ideias ou mesmo nenhuma. Reunir e relacionar informações numa lista pode dar certo. Esse post mesmo foi fruto de pesquisa e junção de ideias.

Motivo 9:

Por todos os outros motivos citados, as listas viralizam. Se você seguiu as dicas, escolheu um bom assunto e que tenha a ver com seu público, colocou fotos, vídeos e soube entregar bem o conteúdo, a sua lista tem grandes chances de se espalhar pela rede.

Motivo 10:

Listas fazem os leitores chegarem até o final do texto, afinal, a curiosidade de saber todos os tópicos da lista sempre vence a preguiça de ler. E se você tiver um bom conteúdo em outras abas do seu site, até mesmo outras boas listas, as suas page views vão ganhar aquele up!

Listas são sempre bem-vindas em sites de conteúdo, entretenimento e cultura, mas mesmo assim é bom saber dosar, a não ser que você seja o próprio BuzzFeed, ou que as suas listas sejam ainda melhores que as deles.

Comentários

comentários