Brainstorming, o que é e como fazer certo | Casa de Imagem MKT Digital

Brainstorming, o que é e porque é importante

BrainStorming chuva de ideias

08 dez Brainstorming, o que é e porque é importante

A palavra parece complicada, mas a prática é simples e necessária para muitos profissionais conseguirem solucionar problemas de marketing dentro de empresas.

A tradução literária indica que brainstorming significa “tempestade mental”, mas o seu sentido é muito mais amplo. Ele é uma metodologia usada para obter ideias e criar soluções para questões diversas, a partir de uma conversa entre um grupo de pessoas. Normalmente é usado em reuniões onde acontece a apresentação do briefing de um novo cliente ou quando surge uma pauta específica e, aí, a necessidade de se ter novas ideias.

Por que é importante fazer um Brainstorming?

 

  • Boas ideias não surgem do nada
  • A união de várias pessoas com referências e percepções diferentes  é o que dá a base para o processo criativo acontecer.
  • Sem uma reunião de ideias o planejamento se torna falho e a comunicação não consegue ser efetiva
  • Ideias criadas individualmente podem não aproveitar todas as referências sobre o tema, afinal, o profissional pode não ter experiência com o produto ou serviço.

 

Mas o brainstorming não deve ser encarado como uma conversa na mesa do bar. Ele não é uma prática espontânea, deve ser pensado de forma estratégica, senão vira apenas um monte de frases jogadas e nenhuma solução concreta.

Dicas para um Brainstorming mais eficiente

 

Exponha os fatos com antecedência

Não pegue os profissionais de surpresa. Muitas vezes apresentar o tema só na hora da reunião pode não funcionar, afinal, alguns participantes podem não ter referência alguma sobre o tópico. O melhor é informar o objetivo da reunião com antecedência para que os profissionais possam pesquisar e criar bagagem.

Defina o público a ser atingido por aquela ideia

Nessa chuva de ideias tudo pode acontecer. E quando a criatividade flui, a tendência é perder o objetivo principal: atender a um público e solucionar um problema. Portanto, ao começar a reunião, deixe bem claro para a equipe o perfil do público a ser atendido.

Escolha o ambiente certo

O ideal para muitas empresas é utilizar a sala de reunião com uma grande mesa que comporte toda a equipe. Mas aproveitar de espaços diferentes pode ajudar a contextualizar o trabalho. Por exemplo, fazer um planejamento para uma cafeteria pode ficar mais fácil se os profissionais se reunirem num estabelecimento que venda café e ofereça a atmosfera que o projeto precisa.

Não convide a visão crítica para a reunião

Num brainstorming todas as ideias devem ser aceitas e nunca julgadas. O julgamento tende a inibir o fluxo de ideias e atrapalhar todo o processo. Além disso, num primeiro momento toda e qualquer ideia é válida e serve como alicerce para que a criatividade se desenvolva.

 

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff