A influência da Geração Z no consumo varejista | Casa de Imagem

A influência da Geração Z no consumo varejista

Geração conectada

26 jan A influência da Geração Z no consumo varejista

A geração Z cresceu e muitos de seus integrantes já estão chegando à maioridade. Os mais de dois bilhões de nascidos a partir de 1995 no mundo todo começam agora a entrar na vida profissional e a aumentar o seu poder de consumo. E essa é uma informação importante para o varejo.

Esses jovens fazem parte do grupo de pessoas que já nasceram imersos na tecnologia e que encontram na internet a solução para a maioria de seus problemas. Até ontem eram crianças que influenciavam as compras dos pais, hoje, são os próprios consumidores e exigem um tratamento personalizado.

Pesquisa comprova a ascensão da Geração Z como consumidora

No início desse ano a IBM realizou um estudo sobre o comportamento da Geração Z e como ele influencia no consumo do mercado varejista. As conclusões surpreendem em muitos pontos, mas confirma um deles que todos nós já sabíamos. Para os jovens de hoje em dia “as fronteiras entre as vidas online e off-line são quase indistinguíveis”.

O ponto que mais surpreendeu foi o fato de 98% dos pesquisados ainda preferirem fazer compras em lojas físicas. Mas isso não significa que eles não atuam na internet, apenas que não se sentem confortáveis o suficiente para realizar uma compra de forma online. E isso é reflexo do comportamento de muitas empresas que deixam a desejar quando o assunto é atendimento no meio digital.

Outra surpresa para o mercado e, principalmente, para a publicidade, é o resultado de apenas 44% desse grupo declarar que assiste à TV nas horas livres. Ou seja, os profissionais de marketing devem rever suas estratégias quando o tema for atingir esses jovens, já que comerciais não têm mais tanto resultado.

E ainda para as marcas, o estudo revela que a Geração Z, ao contrário do que todos pensam, se preocupa sim com a qualidade dos produtos e serviços. São consumidores facilmente influenciáveis, mas que cobram pelas expectativas geradas. E pior, se decepcionados, vão para a internet expor a situação e interferem na compra dos familiares e amigos.

Como a sua empresa pode conquistar a Geração Z?

  • Esteja presente nas redes sociais: jovens querem se relacionar com as marcas
  • Tenha um site mobile: o celular é o principal meio de acesso à internet utilizado pela Geração Z
  • Interaja com o seu público: jovens buscam por respostas o tempo todo e não têm paciência para esperar.
  • Produza conteúdo adequado: quando eles se sentem representados passam a indicar a marca e influenciam na compra dos pais.

 

Confira os dados no infográfico da IBM:

 

Agora que você já sabe que precisa se adequar a essa nova geração, que tal obter ajuda de uma agência de marketing digital? Entre em contato conosco!

Fonte: www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/01/20/93-das-compras-das-familias-sao-influenciadas-por-jovens-da-geracao-z.html

 

Comentários

comentários