Redes Sociais e as mudanças no comportamento da sociedade
Redes sociais impulsionam protestos

02 abr As redes sociais promoveram mudanças no comportamento da sociedade.

Assim como quem não quer nada, você pega o smartphone para fazer uma pesquisa e lá se vão algumas horas perdidas. Sim, o tempo voou e você nem percebeu! Mas acredite, esse hábito se tornou mais comum do que pensa. Segundo o relatório da We Are Social, da Hootsuite, os brasileiros gastam em média 3 horas e meia nas redes sociais.

Mas, o que são redes sociais?

Parece óbvio a resposta, mas muita gente acredita que as redes sociais são apenas o “face e o insta”. Se você é uma dessas pessoas, “sabe de nada inocente”! Certamente você sabe como funcionam as redes sociais, mas o que realmente são.

Então, vamos lá!

Rede social é qualquer plataforma que conecta pessoas com valores em comum e interesses de compartilhar informações, sejam elas pessoais ou profissionais.

Quando surgiram?

Agora que você já sabe, ao pé da letra, o que são as redes sociais, já imaginou o mundo sem elas? Sabemos que não é fácil imaginar a vida sem receber notificações ou fazer postagens, mas tudo isso começou apenas em 1997 com o site Six Degrees. Foi nesse momento que as amizades virtuais surgiram.

No entanto, enquanto algumas redes sociais nasciam, outras morriam. O famoso Orkut se despediu do mundo em 2014, por outro lado, o Facebook, lançado por Mark Zuckerberg em 2004, já era uma das plataformas mais acessadas entre os usuários.

 

Quais são as redes sociais mais usadas?

FACEBOOK

Não ter documentos para provar sua existência é normal, mas não ter uma conta no Facebook já é um absurdo para algumas pessoas. Com mais de 2 bilhões de usuários cadastrados, o Facebook é a rede social mais acessada do mundo.

Contudo, além de relacionar pessoas no meio digital, essa plataforma ganhou a atenção de outro público: o corporativo.

Segundo dados da Social Media Trends 2018, 98,8% das empresas utilizam o Facebook como estratégia de marketing e isso inclui os brasileiros. Somos o terceiro país que mais acessa essa rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia.

 

WHATSAPP

Você está falando menos “alô”? A maioria das pessoas também. Com a chegada das mensagens instantâneas, o WhatsApp se tornou a segunda rede social mais acessada em nosso ranking.

Informações simples, como: “já estou chegando”, foram substituídas por transações comerciais, confirmações de pagamentos, transferências de documentos, entre outras necessidades que se adaptaram para o uso do aplicativo.

Se pararmos para pensar, a facilidade e rapidez de enviar mensagens alterou o comportamento do usuário, tornando nas mídias sociais e a comunicação migrou para um processo mais ágil, indicado principalmente para o uso das empresas.

YOUTUBE

Fundado em 2005, o Youtube ocupa o terceiro lugar na preferência dos usuários. A rede utilizada para assistir vídeos hoje já é vista como uma poderosa ferramenta de marketing para profissionais de diversas áreas e influencers digitais.

Claro que o impacto dos conteúdos audiovisuais também transformou a maneira de consumir informação. E quem pode confirmar isso são os 5 bilhões de vídeos que são assistidos todos os dias na plataforma, viralizando assuntos de todos os nichos e preferências.

INSTAGRAM

Uma imagem vale mais que mil palavras.

E se você tem uma conta no Instagram sabe exatamente do que estou falando. O compartilhamento de fotos, sejam elas fixas ou em tempo real, através do Stories, se tornou uma das funcionalidades mais querida entre os seguidores.

Com a possibilidade de inserir filtros, vídeos e até anúncios, o conteúdo visual se tornou rei na internet, e não é para menos neh!

A exposição pessoal no feed também se tornou uma boa estratégia para as marcas divulgarem seus produtos de forma atrativa, além de influenciar ainda na geração de tráfego para o próprio site.

Mas e ai? O que mudou no comportamento das pessoas nas redes sociais?

A comunicação mudou, as pessoas também. Hoje, você não precisa mais se deslocar para fazer uma reunião de negócios, comprar um produto ou até começar um relacionamento, basta ter acesso à internet e uma conta em uma rede social.

Não dá para negar que a transformação digital mudou a forma de pensar e agir na sociedade. E nesse ponto, não estamos apenas falando das interações entre pessoas, mas da maneira como nos relacionamos com as próprias marcas e empresas. O rompimento das relações unilaterais, levantou muitas questões sobre a liberdade de expressão e empoderamento.

As redes sociais deram voz aos usuários e retiraram as opiniões do anonimato. Se você compra um produto e recebe com defeito, pode expor sua opinião na internet, caso não seja atendido, por exemplo.

Quem nunca fez isso que publique o primeiro post! jogue a primeira pedra!

Mas não se trata apenas de postar reclamações ou elogios. A influência das redes sociais no comportamento das pessoas também alterou o consumo da informação.. Se por um lado, o uso da internet é importante para estreitar relacionamentos, por outro foi responsável pela criação de diversas síndromes.

O acesso à tecnologia está prematuro, por isso é natural que crianças se tornem dependentes, antes de pronunciarem a primeira palavra.

Isso mostra que, ficar quase quatro horas pode parecer uma ação inofensiva, mas ainda desperta comportamentos nas redes sociais de estresse e ansiedade, dependendo da situação psicológica de cada indivíduo.

Mas nem tudo são notícias ruins. A possibilidade de compartilhar informação em tempo real, expor opiniões, criar movimentos sociais são benefícios que não podem passar despercebidos, sem citar as vantagens relacionadas ao uso profissional.

Há quem afirme que a privacidade seja ainda um dos assuntos que mais causam polêmica nas redes, porém, os benefícios apontados e as crescentes melhorias tecnológicas ainda superam os conflitos existentes.

Estamos todos conectados.

Então se você ainda não segue as nossas redes sociais, esse é o momento perfeito! Siga a Casa de Imagem no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo o que você precisa para trabalhar da forma correta com Marketing Digital!

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff