Como implantar a cultura data driven na sua empresa -

Como implantar a cultura data driven na sua empresa

25 fev Como implantar a cultura data driven na sua empresa

Dados. Como você lida com eles faz toda a diferença para o sucesso das estratégias de Marketing Digital. É por isso que a cultura data driven ganha cada vez mais adeptos. Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado em 2018 pela Forrester, as empresas data driven crescem mais de 30% anualmente e devem faturar mais de US$ 1,8 trilhões até este ano 2021.Para que você possa engrossar o coro do “amém” neste culto ao Marketing orientado por dados, vem conferir dicas para implantar essa cultura na sua empresa!

O que significa data driven? Pra que serve? Hoje no Gl…

Na tradução direta do inglês, data driven significa algo como “dirigido por dados”, ou seja, é tomar decisões estratégicas a partir dos insights gerados pelos dados obtidos em mais de 75 bilhões de dispositivos inteligentes utilizados no Marketing Digital do mundo todo.

Ao lado de tecnologias como a inteligência artificial, o machine learning e outras fontes (sistema ERP, CRM, sistemas de vendas e marketing, mídias sociais, dados de mercado e consultorias), essa tendência está relacionada a dados que podem ser obtidos a partir de quaisquer interações, desde hábitos em redes sociais e compras até dados de busca online. Para aplicar esse conceito na sua empresa, entretanto, você precisa ser capaz de extrair e analisar as informações de todas essas fontes. É como transformar dados em inteligência comercial.

Mais razão e menos emoção

Se a ideia é colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico – o oposto da gestão por intuição por exemplo – é fundamental contar com as ferramentas certas e é aí que entra a ciência de dados.

Por que investir em soluções de Data Driven?

Softwares e ferramentas especializadas viabilizam a coleta, armazenamento e processamento dos dados brutos. A partir daí basta interpretá-los para tomar decisões assertivas, baseada em informações confiáveis.

Outras vantagens competitivas das empresas data driven:

• Decisões tomadas com agilidade e eficiência
• Redução de custos com o compartilhamento de informação
• Produtos e serviços superiores em termos de qualidade
• Mais adaptabilidade às mudanças
• Planejamento e estratégias certeiras
• Segmentação ideal de consumidores e criação de conteúdo relevante
• Personalização para sua persona: quanto mais dados o marketing, mais avançada será a personalização dos • conteúdos, ações e campanhas e mais efetivos os resultados
• Aceleração de resultados: decisões muito mais rápidas
• Integração perfeita entre marketing e vendas, criando uma central de inteligência comercial completa.

Como implantar a cultura Data Driven?

Agora que você já sabe tudo isso, deve estar se perguntando: como posso implantar essa cultura na minha empresa?

Para que ela realmente se torne parte do DNA da empresa, é preciso que ela seja construída junto com os valores dela. Para isso, não basta investir nos melhores softwares de automação ou apostar pesado em Business Intelligence se não houver uma mudança interna de mentalidade empresarial.

Então anote aí

1- Lideranças que entendam e promovam a cultura data driven – elas justificam suas decisões com base em dados e servem de exemplo para que todas as ações e decisões sejam norteadas dessa forma

2 – Facilidade de acesso aos dados – de nada adianta ter os melhores softwares se seus colaboradores não tem acesso fácil aos dados coletados por eles. Lembre-se: os dados não falam por si só. É preciso um time capacitado para lidar com eles

3- Integração de dados – Não basta ter um processo sistemático de coleta de dados. É preciso que estejam integrados e que sua equipe possa ter acesso, por meio de dashboards intuitivos.

4- Ambiente voltado para inovação – é importante que seus colaboradores sejam treinados para interpretar os dados, mas muito além disso: que consiga pensar em soluções criativas para lidar com as falhas que eles revelam. Por isso, trabalhar em um ambiente propício para a inovação, onde possa experimentar e testar possibilidades é fundamental.

Precisa de ajuda para estruturar sua inteligência de dados? Uma solução pode ser optar por um Chief Data Officer (CDO). O que ele faz? Basicamente: cuida de toda a captação, administração e gestão de dados armazenados e produzidos pela empresa, monitorando sua análise e garantindo a qualidade das informações.

Ao terem acesso a dados valiosos sobre o mercado e o público-alvo, os profissionais podem elaborar estratégias de marketing certeiras e acompanhar de perto as tendências.

Entendeu por que os dados são importantes para alavancar os resultados do marketing?

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff