Como o inbound marketing pode auxiliar na expansão da sua marca -

Como o inbound marketing pode auxiliar na expansão da sua marca

18 jun Como o inbound marketing pode auxiliar na expansão da sua marca

Em um cenário em que as pessoas possuem cada vez mais informações e alternativas devido a internet, tornou-se indispensável ir além da presença online, com aplicações de táticas como o marketing digital, que reúne diversos métodos. Ao longo do texto, será possível observar o impacto do inbound marketing, que é uma dessas principais estratégias neste cenário.

É importante observar que as táticas comumente são aplicadas em conjunto e podem contribuir de forma significativa para que as empresas tenham maior visibilidade e um relacionamento diferenciado com o público. Dessa forma, com o uso adequado, maior autoridade e mais vendas podem ser conquistadas, assim como um desenvolvimento sustentável.

No caso do inbound marketing, trata-se de uma modalidade também chamada de marketing de atração, por ter como premissa atrair os usuários por meio de conteúdos de qualidade. A partir deste ponto, táticas para estabelecer uma comunicação mais direta são aplicadas e todo esse processo tem grande potencial para terminar não apenas em uma venda, como também na conquista de um consumidor fiel.

Como elaborar uma estratégia?

Em primeiro lugar, é imprescindível definir uma meta, não apenas algo superficial, mas um objetivo pautado em um período razoável e nos recursos da corporação. Há metas que podem levar mais de um ano, da mesma forma que existem períodos mais curtos, por exemplo, cerca de seis meses.

No começo de sua atuação, é crucial que uma empresa tenha conhecimento de seu público alvo e é algo que deve ser estudado de forma contínua. Todavia, é interessante estabelecer também a persona, que se refere a um perfil semi fictício, com base em estudos que visam a personificação do cliente ideal, envolvendo questões como interesses e dificuldades de maior destaque.

Com o conhecimento destes fatores, é possível ter um direcionamento mais preciso, inclusive no momento de escolher os canais de atuação. Afinal, uma estratégia com base no público de uma empresa que comercializa tela de projeção retrátil naturalmente apresentará distinções de um plano de ação voltado para corporações que oferecem terceirizaçao de portaria.

A próxima etapa é basicamente a principal, pois consiste na criação de conteúdo que realmente tenha qualidade e seja relevante para as personas, tais como:

  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Conteúdos interativos;
  • Webinars (webconferência por uma via).

É uma etapa crucial para a captação de leads, que são os consumidores em potencial que apresentam em um determinado ponto interesse no serviço ou produto. Para uma compreensão mais clara, é possível imaginar um cliente em potencial que procura por peças para empilhadeira e se depara com um conteúdo interessante e decide preencher um formulário para obter um e-book a respeito ou outro tipo de material benéfico.

Posteriormente, a empresa pode apostar em ofertas e materiais ainda mais atrativos, para que os leads sejam convertidos. No entanto, é preciso ir além caso a venda seja concretizada, pois as informações devem ser sempre atualizadas, assim como o conteúdo deve permanecer atrativo e com qualidade.

Métricas de maior destaque

Assim como em qualquer tipo de estratégia a ser desenvolvida, há uma série de estatísticas gerais que devem ser observadas para analisar o desempenho e realizar os ajustes necessários, o que pode envolver atualizações e exclusões de determinados fatores.

No caso do inbound marketing, devido ao número notório de parâmetros que podem ser aplicados para averiguar cada ponto da estratégia, é preciso reforçar que o acompanhamento de dados inadequados pode ter grandes prejuízos como resultado.

Sem dúvidas, a conversão de leads é um dos principais pontos neste cenário e consequentemente, há mais de um indicador relacionado com essa questão, como a conversão do funil, que é empregado para uma melhor compreensão da jornada de compras e a taxa de conversão.

Primeiramente, é preciso averiguar se há algum problema em alguma etapa do funil de maneira isolada, diferente do que é observado no caso da taxa, que está direcionado para o total de conversões. Isso se deve ao fato de que o funil têm fases distintas e a condução adequada é imprescindível para que exista chances de venda.

Por exemplo, uma empresa de automação comercial que investe nesse tipo de estratégia, ao analisar a taxa de conversão, deve considerar tanto os visitantes para leads quanto os leads para clientes, sendo este um importante indicador para identificar o desempenho da estratégia.

Outro tipo de métrica que recebe grande destaque é o ROI (Retorno sobre Investimento), afinal é a maneira de observar se as táticas empregadas de fato estão apresentando lucros. Entre os pontos que precisam ser observados estão todos os investimentos e os resultados alcançados, como quantidade de leads, ciclos de vendas, entre outros aspectos.

Com as medidas certas, inclusive recursos apresentados no decorrer do texto, é possível alcançar outros níveis em meio ao mercado, em especial, ao se tratar de autoridade e consistência nas estratégias. Todavia, é válido ressaltar que profissionais especializados devem estar a frente de cada etapa, principalmente para evitar prejuízos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff