Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa a superar a crise?
Marketing Digital e Pesca

26 jan Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa a superar a crise?

Há muitos anos, o Brasil não enfrentava uma crise tão violenta como a atual, e a quantidade de notícias que envolvem essa situação não é nada animadora para o mercado.

Para os empreendedores e pequenos empresários esse cenário é ainda mais desafiador, pois, mesmo com as dificuldades, eles precisam encontrar maneiras de renovar e criar negócios. Manter-se no mercado, competir com os concorrentes, fechar o caixa para pagar salários, tributos do governo e, se possível, investir e lucrar. Ser empreendedor é bom, mas não é fácil!

Mas que lições podemos tirar dessa situação e como fazer para sobreviver a essa tempestade?

Para explicar de uma forma mais simples, vamos imaginar que os consumidores são peixes que habitam um lago, lago que conhecemos como mercado. As empresas, então, são os pescadores que tiram seu sustento do lago, brigando entre si pela quantidade de peixes disponíveis.

Quando a economia está estabilizada, a proporção entre peixes e pescadores está razoavelmente equilibrada, isso faz com que os peixes não tenham muitas opções para escolher melhor qual será o seu jantar e, sendo assim, acabam por morder a primeira isca que veem pela frente.

O que acontece em períodos de crise é que os valores se invertem: antes, existiam peixes o suficiente para sustentar os pescadores que dependiam do lago, agora, o número de pescadores aumentou. E como se não bastasse, os peixes também estão se alimentando menos.

Então, o que fazer para sobreviver nesse mercado tão competitivo?

Pescar Melhor!
Sim, pescar melhor pode te fazer sobreviver e até crescer durante uma crise.

Confira, anote e ponha em prática nossas 5 Dicas para Pescar Melhor:

  • Reduza custos na captação de novos clientes (crie uma isca mais barata);

Ao contrário do que muitos pensam, reduzir custos não significa necessariamente oferecer um produto com qualidade inferior.

Se você já revisou todos os custos e não consegue retirar 1 centavo para produzir seu produto, que tal mudar sua estratégia de vendas e fazer com que sua equipe consiga atender mais clientes em um tempo menor?

Acha Impossível?

Com a divulgação patrocinada no Facebook, por exemplo, é possível mostrar seu produto para as pessoas que estão mais aptas a comprar aquilo que você quer vender. Dessa forma, seu vendedor não vai ter que sair feito um louco, batendo de porta em porta, procurando por novos clientes. A internet vai se encarregar disso.

Lembre-se: Trabalhar mais não significa trabalhar melhor.

  • Torne o seu produto/serviço mais atrativo (deixe sua isca mais gostosa);

Mostre seu produto de uma forma diferente para pessoas que realmente possam precisar do que você vende. Faça com que os clientes saibam da existência da sua empresa e crie um conteúdo para despertar o interesse deles.

Por exemplo, um vídeo explicando as principais qualidades do seu produto pode ser um bom começo. Com uma boa produção e linguagem adequada, seu vídeo pode até viralizar nas redes. Com isso, você ganha muito mais que likes, você ganha defensores da sua marca, vendedores 24 horas por dia, que falam do seu produto ou serviço de graça. Youtube, Facebook e Instagram são as plataformas certas para ações como essas.

  • Encontre novos clientes (procure novos peixes);

Investir em marketing digital é uma excelente estratégia que pode fazer com que seu produto seja visto por mais pessoas e principalmente pelas pessoas certas.

Imagine que com as segmentações de campanhas do Facebook, por exemplo, você consegue mostrar seu anúncio para:

Pessoas do sexo masculino, feminino ou ambos;

Pessoas com idade entre X e Y;

Pessoas que estejam em um raio a partir de 1 km da sua empresa;

Pessoas que gostem de gatos, cachorros, papagaios, bebês e uma quantidade infinita de comportamentos.

Melhor segmentação e aproveitamento de verba não há.

  • Amplie sua região de atuação (vá pescar em outros lagos);

Se “o mar não está para peixe” sempre vai existir um rio ao lado para você jogar sua isca.

Com os recursos de segmentação, você pode anunciar sua empresa em regiões que serão determinadas de acordo com suas vantagens competitivas. Assim, você pode ampliar seu esforço de vendas sem necessariamente gastar mais com isso.

  • Invista em novos equipamentos (troque a vara de pescar por uma rede).

Suponhamos que sua empresa tenha o hábito de investir em outdoors e revistas para divulgar seus produtos. E assim tem sido desde sempre.

Se você continuar usando as mesmas ferramentas, vai continuar atraindo o mesmo público, certo? Logo, uma hora os resultados não serão satisfatórios, porque não vai ter nenhum peixe novo mordendo a sua isca.

Quando isso ocorre, a melhor solução é experimentar outras formas de pescar o público, ou seja, mudar ou adicionar novos canais de comunicação.

Com as estratégias de Marketing Digital, é possível anunciar em diversos canais e a principal vantagem é que não existe preço fixo. Você pode definir quanto investir e onde investir, além de tornar sua verba flexível mesmo quando a campanha está sendo rodada, ou seja, dá para pausar a verba ou investir até mais.

Conclusão

De uma forma geral, a hora de pescar melhor é agora! Exercitar a criatividade, fora da zona de conforto, é aproveitar as oportunidades do cenário atual.

Na crise, os peixes não vão deixar de comer, eles simplesmente vão escolher melhor qual será o cardápio do jantar. As empresas que conseguirem convencer esses peixes de que elas têm a melhor isca, vão ouvir sobre crise apenas na TV.

E é para te ajudar a pescar melhor que estamos aqui.

Clique e solicite um orçamento!

Comentários

comentários