CRM: Por que ele é importante para o Marketing | Casa de Imagem

Como um sistema de CRM pode ajudar sua equipe a vender Mais e vender Melhor

Funções do CRM

23 dez Como um sistema de CRM pode ajudar sua equipe a vender Mais e vender Melhor

Imagine que você vai no “mercadinho que vende de tudo” perto de sua casa comprar leite e o vendedor, que sabe exatamente sobre seus costumes, diz que chegou aquele biscoitinho que você adora. Ele pergunta sobre seu cachorrinho de estimação e você comenta que notou algumas pulgas no bichinho, daí ele te oferece um produto excelente pra acabar com o problema.

Ao se despedir, o simpático senhor manda lembranças aos seus pais e você diz que eles estão viajando e que chegam dali a dois dias. O esperto vendedor sugere que você leve os chocolates preferidos da sua mãe, para uma recepção de boas-vindas bem calorosa.

Você, que foi preparado para comprar um litro de leite, sai com uma sacola com outros três produtos que não estavam na lista.

De forma bem simples, o Seu João da Vendinha usou dos conceitos de CRM para, de forma simpática e não agressiva, vender mais e ainda enriquecer o relacionamento com um cliente, no caso, você.

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento de Relação com Clientes, e para aplicá-lo de forma efetiva nas empresas (que têm muito mais clientes que o Seu João) existem excelentes sistemas.

O CRM, além de gerenciar relacionamentos, auxilia a equipe de vendas, o setor de marketing, os sócios e até atendentes de telemarketing. Antigamente, adotar um sistema de CRM era oneroso, mas hoje em dia existem até plataformas com funcionalidades gratuitas na web.

Se você não sabe em que os sistemas de CRM podem te auxiliar, vou te dar quatro razões mais que suficientes pra você aplicá-lo em sua empresa o quanto antes!

Relacionamento

O fim básico do CRM é o relacionamento com o cliente, assim como apontamos no exemplo acima, você utilizará um sistema desse tipo para saber exatamente sobre os costumes do seu consumidor.

Adotando uma rotina de alimentação do software escolhido é possível saber quando, o quê e como o cliente adquiriu determinado produto ou serviço e assim poder oferecer novamente o mesmo produto ou um serviço complementar. Isso só vai ser possível porque você já vai saber o que ele comprou.

Essa foi fácil porque é o básico que um sistema de CRM pode fazer. O que muita gente não sabe é que um programa desse tipo pode fazer muito mais por uma empresa, principalmente em tempos de crise.

Desempenho à vista

Um sistema de CRM bem alimentado oferece à gerência ferramentas suficientes para avaliar o desempenho de seus vendedores. Isso é sinônimo de mais eficiência para a equipe que pode premiar aqueles que se sobressaem ou até identificar possíveis problemas para então propor soluções.

Novas oportunidades

Ao analisarem relatórios de sistemas de CRM, os sócios de uma empresa podem decidir por novos produtos ou serviços porque terão informações relevantes sobre suas vendas.

Ao estudarem esses dados é possível que percebam uma lacuna no mercado ou novidades do momento e com a criação de novas oportunidades de contato com seus clientes vão, certamente, incrementar suas vendas.

Comunicação efetiva

A equipe de marketing terá direcionamentos valiosos para suas campanhas de comunicação ao estudar a interação da empresa com seus clientes.

Pode-se entender, por exemplo, uma falha de compreensão por parte dos consumidores e com ferramentas de comunicação produzir uma campanha para educá-los e, assim, desafogar o call center da empresa. Essa é apenas uma das possibilidades a partir da análise dos relatórios emitidos por um sistema de CRM eficiente.

Possivelmente você e sua equipe já têm informações organizadas em várias planilhas que acabam se tornando desatualizadas por serem muitas e estarem descentralizadas nos setores da empresa.

A implantação de um software de CRM vai estruturar o agrupamento das informações e criar na equipe a rotina de alimentação do sistema, e assim, poupar tempo na obtenção de dados relevantes, além de todos os benefícios citados.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de usar um sistema para controlar melhor as vendas da sua equipe, deve estar se perguntando:

Qual é o melhor CRM para a minha empresa?

Em meio a tantas opções no mercado, não existe uma resposta certa que se encaixe para todas as empresas.

Para escolher o melhor CRM para sua empresa, você precisa levar em consideração alguns fatores que vão tornar a ferramenta mais cara ou mais barata dependendo do número de usuários e funções disponíveis.

Aqui na Casa de Imagem, nós usamos o Pipedrive por ser um sistema que tem sua utilização bem simples e apesar do preço em dólar, os custos são relativamente baixos.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se você gostou, siga a Casa de Imagem nas redes sociais e receba nossas dicas!

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff