Conteúdo estratégico: como e por que criar? -

Conteúdo estratégico: como e por que criar?

23 fev Conteúdo estratégico: como e por que criar?

Casa de Imagem Marketing Digital

Que o conteúdo estratégico é fundamental ninguém discute, mas como começar a produção? Para ajudar você a dar o pontapé inicial na construção deste material, criamos um passo a passo simples e definitivo.

Comece pelo… começo

Como você já deve saber, a produção de conteúdo estratégico tem um papel fundamental no Marketing Digital: ela ajuda no posicionamento nos mecanismos de busca, aproxima sua empresa do público alvo dela, direciona clientes pelo funil de vendas, apoiando a geração de leads… Enfim, poderíamos elencar aqui uma lista enooorme de pontos relacionados à produção de conteúdo. Mas, vem cá para um parênteses importante. Tá ligado que não basta produzir conteúdo, mas tem que produzir um conteúdo estratégico, blz?

Aí você pergunta: mas o que seria conteúdo estratégico? E nós te respondemos, é conteúdo relevante para quem lê (no caso da sua empresa, o seu cliente – no nosso caso, você ;), exclusivo e de qualidade.

Nessa frase tem uma pegadinha e, não, não é o xaveco que jogamos para elevar sua moral. Conteúdo relevante para quem lê… dependendo da etapa do funil de vendas, pode ter aplicações completamente diferentes, não é mesmo?

Então, pense conosco, além de produzir material que seja diretamente direcionado para o público que se identifica com os produtos da sua empresa, é preciso criar, pensando na linguagem adequada e perfil, do seu lead láááááá do topo de funil, do meio… do fundo…

De volta ao começo

Bugou o cérebro? Bora recomeçar do começo.

Ponto 1: o conteúdo estratégico tem como objetivo atrair mais clientes para a sua empresa. Como? Oferecendo conteúdo compatível com as necessidades dele. Para fazer isso – e tudo mais que envolve Marketing Digital ou a vida de um capricorniano – é preciso traçar estratégias.

Estratégia de conteúdo

Se Fernando Pessoa fosse um consultor de Marketing Digital, ele trocaria seu famoso “Navegar é preciso” por “Planejar é preciso”. SIM, meu caro leitor. Como você já deve ter percebido o planejamento deve ser o ponto inicial da produção de conteúdo.

Se liga no checklist:

Defina quais os objetivos que sua empresa quer atingir.

• Mais visitas?
• Geração de leads?
• Se tornar uma autoridade em qualquer assunto?
• Tudo ao mesmo tempo?

Paralelamente a esses objetivos, é preciso considerar alguns pontos essenciais antes de traçar o conteúdo a ser desenvolvido:

• Personas:
Quem é a persona com quem você quer conversar (área, cargo, idade, comportamento, aspectos psicológicos, dores)
• Palavras-Chave:
Quais as keywords importantes para o seu negócio
• Canais de contato:
Que canais você usa para falar com o seu cliente e como é a interação em cada um deles
• Planejamento editorial:
Combine todos os fatores para pensar no tipo de conteúdo que para cada etapa da jornada de compra

Jornada de compra de novo?

Tá repetitivo, eu sei, mas entender a jornada de compra da sua persona é fundamental para traçar o conteúdo estratégico.

Estima-se que dois terços da jornada de compra seja percorrida sem que o possível cliente esteja diretamente relacionado a você. É aí que entra a estratégia de conteúdo: para encantar essas pessoas e, posteriormente, transformá-las em clientes.

Você pode desenhar a sua jornada em quatro partes:

1. Aprendizado e Descoberta;
2. Reconhecimento do Problema;
3. Consideração da Solução;
4. Decisão de Compra.

Tente relacionar a jornada com desafios ou oportunidades da sua persona.

Depois de definir os tipos de conteúdo para cada fase da jornada, é preciso decidir se o conteúdo será utilizado como isca (algo que será concedido mediante um preenchimento de formulário de contato, por exemplo) ou sem necessidade de conversão.

Que tal exemplos?

Um blog, por exemplo, oferece material gratuito para ajudar a obter tráfego e melhorar o status de autoridade em seu negócio.

Quanto a conteúdos que requerem uma ação como preenchimento de formulário para contato (conversão), alguns exemplos são:

• eBooks;
• Webinars e Seminários;
• Ferramentas;
• Planilhas;
• Dicionários e Glossários;
• Kits;
• Templates;
• Quiz.

Uma dica: observe o que o seu mercado está consumindo e a tendência que seus concorrentes decidiram usar. Em alguns momentos é possível até misturar as opções, certo?

Tipos de conteúdo

Outra dica para definir temas é pesquisar as palavras chave com um bom brainstorm de dores de sua persona.

Depois de levantados os temas, é hora de definir o formato de conteúdo para cada tema e como encaixá-los na sua jornada de compra. Ah, outra coisa importante é definir um calendário de produção. Se for um blog, por exemplo, um post por semana com conteúdo rico ajuda a gerar tráfego.

Além de definir temas, datas e os responsáveis pela produção desse conteúdo, outra dica importante é promover seu conteúdo:

-Via e-mail marketing
– Numa landing page com cadastro
– Mídias sociais
– campanhas patrocinadas

Quer saber mais? Que tal seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de cada um dos nossos conteúdos?

O post Conteúdo estratégico: como e por que criar? apareceu primeiro em .

Source: Casa de Imagem

Comentários

comentários

Tags: