Dia Internacional da Mulher
Dia da mulher Casa de imagem

09 mar Dia Internacional da Mulher

 

Uma das datas mais confusas de ser lembrada no mercado aconteceu nessa semana, no dia 08 de março: O Dia Internacional da Mulher. Esse dia, transformado em uma data de comemorativa pelo comércio e pela publicidade, pode gerar “oportunidades” de posts, sim, mas o problema é que a oportunidade pode ser boa ou ruim.

Um pouco de história antes de prosseguirmos…
No Dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, tecelãs fizeram uma grande greve na fábrica em que trabalhavam. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho, salários justos e a redução na carga diária de 16 para 10 horas. O protesto foi reprimido com violência e todas as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Mais de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas. Em 1910, em uma conferência na Dinamarca, decidiu-se que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às tecelãs, mas o decreto oficializado pela ONU aconteceu em 1975, mais de 100 anos depois desse feminicídio em massa.


É dessa triste história que muitas agências e empresas tiram mensagens bonitnhas que não condizem com a realidade dura que as mulheres enfrentam até hoje. Já era hora de mudar né?

Todo cliente quer homenagear a mulher com uma rosa, um post com palavras doces e aquela coisa de sempre, e eles não têm culpa, afinal, sempre foi assim. Mas poucos têm coragem de assumir um posicionamento mais apropriado para a data. É aí que a agência deve entrar e conversar com o cliente.

A vivência nas redes sociais nos capacita todo dia e, ao ver os erros e acertos de outras marcas, nós conseguimos certas experiências, certo? Esse ano, L’Oréal Paris, Dove, Revista Elle, ESPN e outras GRANDES empresas se posicionaram sobre a luta da mulher por mais respeito, direitos e igualdade, então, qual o medo das pequenas empresas?

Ainda que os grandes do mercado estejam seguros de suas ações, os pequenos têm medo da resposta do público e de como essa imagem pode ser vista por ele. Nesse sentido, o profissional de marketing digital deve orientar seus clientes a achar um meio termo. Hoje, o erro é justamente o post bonitinho, delicadinho e que não diz o que precisa ser dito.

A Casa de Imagem, alertou-se e preocupou-se com a data, aproveitando as contas de seus clientes nas redes sociais não apenas para “comemorar”, mas para dizer algo a mais, ousar e introduzir os clientes e seus públicos ao empoderamento da mulher na sociedade. Com mensagens sutis, mas conscientes do Dia Internacional da Mulher, conseguimos ousar e sair um pouco do padrão… E foi muito bom ver que deu certo!

 

POST - DIA DA MULHER - LOTUS

POST - DIA DA MULHER - MISS ROSE

V2 - POST - DIA DA MULHER - TONINHO

V2- POST - DIA DA MULHER

V3 - POST - DIA DA MULHER - HOSP. REG

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff