
22 nov DICA DE COMPOSIÇÃO: REGRA DOS TERÇOS
Quando observamos boas fotos/ bons desenhos, significa que são bons por algum motivo e nos prende a atenção por alguma razão, não é mesmo?
Para que isso ocorra, existem alguns princípios de composição dentro do design gráfico que auxiliam no desenvolvimento de um ótimo projeto, como por exemplo:
- Princípios de cor
- Princípios de tipografia
- Princípios de coerência e unidade visual
- Princípios de hierarquia
- Princípios de legibilidade
- Princípios de organização/composição espacial.
Cada um destes princípios se divide em categorias. Neste artigo, vamos falar do princípio de organização, mais precisamente sobre a regra dos terços.
Ao utilizá-la, é possível tornar imagens e desenhos mais interessantes e equilibrados.
E como aplicar a regra dos terços?
O fotógrafo/designer/desenhista deve criar uma composição, dividindo-a mentalmente em 3 terços verticais e 3 horizontais, para obter um total de 9 quadrados. Você deve posicionar o elemento mais atraente em um dos quatro pontos de interesse, ou seja: lateralmente, ou na parte superior, ou na parte inferior do enquadramento.
Estudos fotográficos chegaram à conclusão de que quem observa uma imagem, foca primeiro em um desses quatro pontos de interesse antes de olhar para o centro da fotografia.
Veja exemplos da regra dos terços aplicada:
Como é possível perceber, em todas as fotos dos exemplos o ponto principal da imagem – o rosto do animal, da criança ou do desenho, está localizado nos quadrantes que mais chamam a atenção do observador.
E o resultado delas ficou bem interessante. Logo, essa é uma técnica que deve ser prezada na criação de imagens altamente qualificadas.
Aposte nessa dica!