DICA DE COMPOSIÇÃO: REGRA DOS TERÇOS -

DICA DE COMPOSIÇÃO: REGRA DOS TERÇOS

Regra dos Traços Design

22 nov DICA DE COMPOSIÇÃO: REGRA DOS TERÇOS

Quando observamos boas fotos/ bons desenhos, significa que são bons por algum motivo e nos prende a atenção por alguma razão, não é mesmo?

Para que isso ocorra, existem alguns princípios de composição dentro do design gráfico que auxiliam no desenvolvimento de um ótimo projeto, como por exemplo:

  • Princípios de cor
  • Princípios de tipografia
  • Princípios de coerência e unidade visual
  • Princípios de hierarquia
  • Princípios de legibilidade
  • Princípios de organização/composição espacial.

 

Cada um destes princípios se divide em categorias. Neste artigo, vamos falar do princípio de organização, mais precisamente sobre a regra dos terços.

Ao utilizá-la, é possível tornar imagens e desenhos mais interessantes e equilibrados.

E como aplicar a regra dos terços?

 

O fotógrafo/designer/desenhista deve criar uma composição, dividindo-a mentalmente em 3 terços verticais e 3 horizontais, para obter um total de 9 quadrados. Você deve posicionar o elemento mais atraente em um dos quatro pontos de interesse, ou seja: lateralmente, ou na parte superior, ou na parte inferior do enquadramento.

Estudos fotográficos chegaram à conclusão de que quem observa uma imagem, foca primeiro em um desses quatro pontos de interesse antes de olhar para o centro da fotografia.

Veja exemplos da regra dos terços aplicada:

 

composicao

 

composicao-2

 

composicao-3

 

composicao-4

 

composicao-5

 

Como é possível perceber, em todas as fotos dos exemplos o ponto principal da imagem – o rosto do animal, da criança ou do desenho, está localizado nos quadrantes que mais chamam a atenção do observador.

E o resultado delas ficou bem interessante. Logo, essa é uma técnica que deve ser prezada na criação de imagens altamente qualificadas.

Aposte nessa dica!

 

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff