Entenda o Marketing Sensorial -

Entenda o Marketing Sensorial

Marketing sensorial

16 nov Entenda o Marketing Sensorial

O que é Marketing Sensorial?

 

Marketing Sensorial é uma vertente do Marketing tradicional, que se utiliza das percepções dos cinco sentidos para gerar estímulos ligados à venda.

A técnica não é considerada nova, porém ganhou força nos últimos anos devido ao desgaste das técnicas tradicionais e à dificuldade das empresas em conquistar os consumidores num momento em que as tecnologias tomaram todas as atenções.

 

Por que utilizar o Marketing Sensorial?

 

A vantagem do Marketing Sensorial sobre as outras ferramentas de venda está no fato dele conseguir atingir o lado sentimental do consumidor e, assim, construir um elo entre empresa e cliente.

O trabalho é baseado nas sensações geradas pelos cinco sentidos, de forma a associar cheiros, sons, gostos e cores ao ato da compra. Dessa forma se cria uma experiência pessoal no indivíduo que consumiu determinado produto ou serviço, fazendo com que ele guarde na memória aquela marca.

 

Cases de Sucesso

 

Conheça algumas empresas que utilizam o Marketing Sensorial e inspire-se!

 

lacoste

Lacoste

Uma das marcas de roupa mais famosas do mundo utiliza em suas lojas o music branding, uma forma de atrair o consumidor pela música. Eles criaram playlists condizentes com o ambiente e a identidade da marca, para gerar uma experiência mais aprimorada ao consumidor.

A música atrai e diverte, deixando o consumidor por mais tempo dentro da loja.

 

kopenhagen

Kopenhagen

A empresa de chocolate inovou o seu ambiente de venda com a utilização do marketing olfativo. Colocou em suas lojas aromatizadores com uma fragrância de chocolate exclusiva para criar uma relação com os sabores vendidos pela marca e, principalmente, deixar o momento da compra mais agradável a ponto do cliente aumentar o consumo de chocolate.

O cheiro instiga o consumidor e atrai até quem está do lado de fora da loja.

 

mc-donalds

Mcdonald’s

O caso mais conhecido em todo o mundo é o da rede de lanchonetes Mcdonald’s, que sempre utilizou das cores amarelo e vermelho para atrair visualmente seus clientes, já que esses tons, segundo estudos, aguçam o paladar e geram fome em senso de urgência. E isso funcionou por bastante tempo, quando as pessoas buscavam apenas por um lugar de comida rápida.

Mas nos últimos anos os consumidores passaram a buscar novas experiências gastronômicas e, para acompanhá-los, as lojas do Mcdonald’s passaram por adaptações, ganhando tons mais sóbrios, como o marrom. A intenção era deixar o ambiente mais agradável e fazer com que os consumidores ficassem por mais tempo no estabelecimento.

 

 

Comentários

comentários