Facebook testa sua ferramenta de buscas
busca no facebook

10 nov Facebook testa sua ferramenta de buscas

A briga pelo domínio do mundo virtual entre Facebook e Google acaba de ganhar mais um capítulo, talvez o mais importante: a rede social colocou em fase de teste a sua ferramenta de busca.

Na última semana de outubro, o Facebook começou a testar seu próprio sistema de buscas, o Facebook Search. Na ocasião, alguns usuários americanos puderam encontrar qualquer conteúdo público, de páginas ou pessoas, relacionado a um termo de busca.

Todo mundo sabe que qualquer dúvida existencial é só “dar um google” que tá tudo respondido, mas será que daqui alguns anos vamos “dar um face” para pesquisar as coisas na web também? É bem isso que o site quer, mas dentro do seu domínio.

Mas qual a vantagem do Facebook em lançar uma ferramenta que o Google já domina há tempos? A vantagem do Facebook é o fato de que o Google não consegue rastrear o conteúdo dentro da rede social, e foi aí que surgiu a oportunidade. O “Facebook Search” é parecido com o Google, mas ainda assim não abrange a dimensão do buscador mais popular do mundo.

Segundo vídeo divulgado pela empresa, a ferramenta tem o objetivo de tornar universal o conteúdo postado por páginas e pessoas, apresentando sempre as opções mais relevantes e comentadas para quem busca, algo parecido com a busca orgânica do Google.

Além disso, o Facebook já está de olho na busca patrocinada, mas é algo que deve ficar para depois.

Recentemente a empresa havia testado o rastreio de posts via hashtags (#), assim como é no Twitter, mas com o tempo esse sistema não se mostrou muito eficiente.

O que se espera agora é que a novidade chegue por aqui e em outras partes do mundo, afinal, a concorrência saudável entre os gingantes da web significa mais opções e melhoria de ferramentas para os usuários e novas oportunidades para empresas!

 

 

Comentários

comentários