Como criar um feed harmônico para o Instagram da sua empresa

Como criar um feed harmônico no Instagram da sua empresa

criar-feed-harmonico-instagram

04 set Como criar um feed harmônico no Instagram da sua empresa

Pare um segundo e pense no que vem à sua mente quando o assunto é Instagram. Selfies? Fotos de pratos deliciosos? Aquele tradicional registro de “foco, força e fé” depois de mais um dia de malhação? Sim, é tudo isso e muito mais. De mera vitrine social para pessoas comuns, a rede tem se tornado um ponto chave para a divulgação de muitas marcas. A explicação está em uma palavra: engajamento. No Instagram, ele é cerca de 10 vezes mais do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter. Só que para envolver e engajar o cliente, ter um feed harmônico é fundamental. É por isso que vamos ajudar você a entender como deixar seu perfil bonito e atrativo.

Por que olhar o Instagram com outros olhos?

O Instagram mudou – e muito – desde seu nascimento em 2010 como um aplicativo exclusivo para iOS. Não é à toa que alcançou 1 bilhão de usuários em junho. Ele tem acompanhado as necessidades de um mercado que não para de evoluir. Quer uma prova?

Estima-se que até 2021, 78% de todo o tráfego mobile na internet estará relacionado aos vídeos. Com o mais recente lançamento do IGTV, a rede social deixou bem claro que quer sua fatia nesse promissor mercado dos vídeos mais longos.

A resposta dos anunciantes à nova ferramenta é cada vez mais clara. Dá só uma olhada nos números de anúncio do Instagram:

Como criar um feed harmônico?

Tá, bom. Você já entendeu que o Instagram pode fazer diferença no seu negócio. Mas, como dar aquele trato no seu feed? Bora lá:

Planejamento estratégico

Como em qualquer rede social, o primeiro passo é conhecer bem o público que você pretende atingir. Entender o que o seu cliente acha bacana no Instagram é fundamental para que você consiga entregar esse conteúdo para ele. 

Dentro disso, alguns tipos de conteúdos funcionam como curinga:

  • Os bastidores do dia a dia da sua empresa – uma maneira muito simples e bacana de humanizar a sua marca. Se você achar que não cabe no feed, pode postar nos Stories
  • Reposts de clientes – conhecer histórias reais é sempre bacana para gerar identificação e, claro, uma prova social efetiva do seu produto ou marca
  • Promoções – elas chamam atenção e promovem visibilidade para o seu perfil. Dá só uma olhada em como o @etiquetaseadesivos faz:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Conteúdo bem humorado – quem não gosta de dar risada, não é mesmo? Mas aqui vale uma ressalva. Na verdade, para todos esses conteúdos, é preciso que haja adaptação. Não tem receita de bolo. Tudo funciona desde que caiba no perfil da sua marca, certo?

Como traduzir o conteúdo certo em imagens?

Pense com a gente: o Instagram é uma rede social com foco em imagens. Então é inevitável que você precise de… fotos de qualidade. Imagens que combinem e conversem entre si e que, claro, tenham a ver com a sua marca. Como?

  • Encontre seu estilo – Se você tem uma loja de bijuterias descoladas em acrílico, não adianta fazer um feed luxo com cara de Tiffany’s, certo? O público dos acessórios modernos vai passar longe de um perfil com cara de joalheria de luxo. Dá só uma olhada no Instagram de algumas marcas que encontram sua fórmula:

@adorofarm

feed-harmonico-instagram-farm

 

@evino 

  • Fotos que tenham algo em comum – Pode ser o estilo, o recorte ou até mesmo a motivação, um padrão.

@perrier

@goprobr

feed-harmonico-go-pro

  • Saiba transitar dentro do padrão – Contraditório? Nem um pouco. É como se você tivesse uma receita e fizesse pequenas modificações, como trocar o óleo pela margarina, sem alterar completamente essa receita, sabe? A Mantoan (@mantoanloja) capricha no mix de imagens de influencers, produtos e fotos de moda para divulgar seus produtos no Instagram:

 

  • Explore paletas de cores parecidas – algumas pessoas preferem inclusive usar um único filtro para deixar as imagens com a mesma cara. Apps de edição como o Facetune e o VSCO podem ajudar nessa tarefa. Uma inspiração? O perfil da @starbucksbrasil:

  • Temas – pense em trios de postagens com o mesmo tema para que ela formem linhas com um mesmo “assunto”. Dá só uma olhada em como a @melissa faz:

 

  • Aposte em organizadores de feed – Fica difícil imaginar como planejar seu feed visualmente? Aposte em aplicativos que auxiliam nessa simulação. Apps como a Planoly, UNUM ou Plan Instagram permitem que você “suba” as fotos e planeje seu feed antes de postar. Bora organizar seu perfil?

 

 

Comentários

comentários