Ferramentas Gratuitas do Google, você já usa? -

Ferramentas Gratuitas do Google, você já usa?

13 abr Ferramentas Gratuitas do Google, você já usa?

Você já se perguntou alguma vez quando estava criando um site, blog ou e-commerce: Ah se eu soubesse o que meus clientes querem? O que eles preferem? Será que eles estão gostando disso? 

Perguntas como essas parecem ser impossíveis de serem respondidas não é mesmo? Pois saiba que dá para ter muita informação do seu site sem gastar nenhum centavo.

Nesse artigo, você vai conhecer ferramentas gratuitas do Google que te ajudam a obter insights poderosos para administrar seu site ou e-commerce.

Continue lendo e fique por dentro.

Ferramentas Gratuitas do Google para sites, blogs e lojas virtuais

Se por um lado dizer que tudo é mensurável no marketing digital pode ser um exagero, existem sim várias ferramentas gratuitas do Google que te dão insights poderosos na sua tomada de decisão, sendo elas:

Google Analytics

A primeira ferramenta gratuita que você deve ter e analisar em sua estratégia de marketing digital. Uma das ferramentas mais completas que temos hoje.

Com o Google Analytics você consegue saber qual o interesse dos seus visitantes por segmento, você consegue medir quais canais estão vindo seus acessos: Orgânico, Pago, e-mail ou Direto.

Você também consegue identificar o engajamento das pessoas no seu site, quem acessa pela primeira vez e quem é visitante recorrente.

Além claro, de montar todo o funil de marketing ou de vendas entendendo as taxas de conversões e mensurar em eventos, cliques em botões de formulários, views em vídeos ou preenchimentos de formulário.

Para entender o interesse dos visitantes você consegue saber quais páginas receberam mais acessos, qual página teve uma taxa de rejeição maior e precisa ser melhorada, você também pode identificar um post mais lido e continuar explorando este assunto…

Enfim, são muitas funcionalidades para um post só.

Google Tag Manager (GTM)

Você já se sentiu refém do seu departamento de TI ou do seu programador quando pede para ele implantar uma simples TAG no seu site?

Pois é, com o Google Tag Manager ou popularmente conhecido como GTM você consegue evitar isso ou pelo menos reduzir para uma vez só.

Uma vez ele instalado, você consegue adicionar qualquer código no seu site, blog ou loja virtual sem saber nada de programação. Assim, você consegue instalar e gerenciar qualquer tracking code no seu site de forma muito simples. 

Instalando o Google Tag Manager, você declara sua independência e quem sabe assim, o pessoal do TI vai ter tempo de resolver os bugs do dia a dia né?

PS.:

Se você é do departamento de TI e acabou de ler a piadinha acima, não se irrite, foi só uma piadinha idiota de quem não entende nada de hardware, software, debug, dev, etc. ok? 😉 

Google Search Console

O Google Search Console é realmente uma ferramenta gratuita que todo negócio deve ter! Ele verifica a saúde do seu site, blog ou e-commerce.

Ele te diz se você tem algum problema, quais páginas estão indexadas, como o robô do Google está lendo seu site, como seu site está aparecendo nos resultados de pesquisa do Google  e principalmente qual a posição para determinado termo seu site está indexando no Google.

Além disso, quando você faz alguma alteração no seu site, seja removendo ou adicionando páginas é com o Search Console que você avisa o Google sobre essas alterações e faz com que o Google possa ler seu site para atualizar ele no mecanismo de busca.

Aliás, você sabe como anda o ranqueamento do seu site no google? Nós temos uma ferramenta gratuita que faz uma análise, basta clicar aqui!

Através do Search Console (que antigamente era chamado de webmaster tools) você consegue entender quais são as principais palavras chave que acionam o seu site e com isso pode se planejar para atingir objetivos que realmente importam para a sua empresa.

Por isso ele é tão estratégico, lembra da pergunta lá do começo do artigo? Você realmente consegue saber qual o interesse das pessoas quando entraram no seu canal.

Faz o seguinte. Instala essas ferramentas no seu site que em breve lançaremos a parte 2 desse artigo com mais dicas importantes para te ajudar.

Assine nossa newsletter para receber um aviso quando o segundo post sair!

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff