Google muda de nome: conheça a Alphabet -
google Alphabet

12 ago Google muda de nome: conheça a Alphabet

 

Nessa segunda-feira (10), a empresa de tecnologia anunciou, através de seu blog oficial, a mudança de nome. A partir de agora, O Google passa a se chamar Alphabet.

Mas calma aí, você ainda vai continuar “jogando no Google” tudo aquilo que precisa pesquisar.

Vamos começar explicando o novo.

A Alphabet é uma nova empresa? Sim, porém ela foi criada para administrar todas as marcas e produtos que antes eram de responsabilidade do Google. Além disso, a nova marca fica responsável pela gestão de negócios das subsidiárias, não sendo incumbida, por exemplo, de criar novos produtos.

Devido à diversificação de suas empresas, algumagoogle-alphabets não relacionadas com a tecnologia de internet, o Google optou por mudar o nome para aumentar a possibilidade de administração e investimento de seus diferentes mercados, que serão comandados por uma nova “empresa-mãe” ou seja, a Alphabet.

Mas não precisa se preocupar com a sua conta no G-mail, pois tudo que for relacionado ao mercado da tecnologia de internet é de responsabilidade do Google Inc. e isso inclui o Google buscador, Google Maps, YouTube, Chrome e Android.

Resumindo, pouca coisa muda para o usuário de tecnologia de internet, afinal todos os produtos e serviços serão administrados pelo Google Inc. que é agora uma subsidiária da Alphabet, entendeu?

Falando em subsidiárias, a Alphabet agora possui as seguintes marcas: Google Inc. (tecnologia de internet), Calico (genética), Google X (pesquisa e desenvolvimento), Google Ventures (investimento em startups), Google Capital (investimento em empresas), Fiber (conexão via fibra ótica) e Nest (eletrônicos para casas).

O que mudou, então? Bom, além do nome, houve uma pequena dança de cadeiras entre os chefões da empresa. Larry Page, fundador do Google, se tornará o CEO da Alphabet, enquanto Sergey Brin, o outro fundador da empresa, assumirá a presidência. Sendo assim, os dois fundadores do Google passam a comandar a totalidade da Alphabet.

Já o Google Inc. e todos os seus produtos e marcas, agora, são de responsabilidade de seu novo CEO, Sundar Pichai.

Engraçado ver como a maior mudança na estrutura coorporativa da história da empresa não vai impactar tanto a vida do usuário, mas vai agitar o mercado. A partir de agora, novos produtos e marcas poderão surgir das subsidiárias da Alphabet, já que a empresa poderá controlar esses mercados de forma adequada e separada de seu carro chefe, o Google Inc.

O nome “Alphabet” foi escolhido pelos fundadores do Google não por acaso. Os gurus consideram o alfabeto uma “uma das mais importantes inovações da humanidade”, sem contar que o indexador de buscas do Google também funciona em ordem alfabética.

Além disso, teve outra sacada aí. A palavra “alphabet” é um trocadilho em inglês composto pelas palavras: alpha (retorno do investimento sobre o valor de investimento) e bet (aposta). Será que essa aposta vai trazer o retorno esperado?

Fundado em 1998, o Google é considerado a segunda marca mais valiosa do mundo, ficando entre a Apple e a Microsoft.

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff