Inbound Commerce. Você precisa disso AGORA! | Casa de Imagem MKT

Inbound Commerce. Quem não fizer, tá fora do mercado.

Inbound Commerce

07 mar Inbound Commerce. Quem não fizer, tá fora do mercado.

Você sabia que 98 em cada 100 pessoas que visitam seu e-commerce vão embora sem comprar nada?

Essa é a taxa média de conversão do e-commerce brasileiro. Na verdade, a taxa é ainda menor (1,65%).

Já pensou como seria interessante se você mantivesse um relacionamento com esse pessoal que foi embora da sua loja sem fazer o que você queria?

É pensando nisso, que as empresas mais antenadas estão investindo em Inbound Marketing para E-commerce.

Em termos gerais, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo oferecer uma experiência diferenciada para cada etapa da jornada de compra que as pessoas percorrem na internet.

Só esses dados aí de cima, já seriam suficientes para você se levantar da cadeira e sair correndo para começar a fazer esse tal de Inbound Commerce.

Mas me sinto na obrigação de te dar mais algumas informações importantes, porque você vai precisar de mais informações se quiser convencer sua diretoria a aprovar essa estratégia.

1. É mais duradouro que links patrocinados

Ao contrário dos links patrocinados, o investimento em conteúdo tem uma duração maior e confere maior continuidade a uma marca — ou seja, enquanto os anúncios apresentam uma vida útil, o conteúdo pode ser relevante e atrair consumidores por anos.

Para obter sucesso nessa estratégia, porém, é preciso colocar em mente que o trabalho de produção deve ser constante, e o material divulgado precisa ser útil e interessante para as pessoas que você pretende alcançar — essa é uma das principais formas de gerar tráfego para o seu site.

2. Ajuda a descobrir o caminho certo para cada estratégia

Dentro da metodologia do Inbound Marketing, existe o conceito de funil de vendas, que descreve o caminho percorrido pelo consumidor até a finalização da compra.

Criado para guiar a jornada de compra, o objetivo dessa estratégia é representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de um produto.

Dessa forma, é possível conhecer mais sobre o cliente e entender como ele se comporta em cada uma das etapas até a finalização do negócio.

Com essas informações em mãos, você pode sugerir produtos para o cliente com base em compras passadas, seus interesses e gostos pessoais, aumentando a probabilidade de fechar novos negócios.

3. Maior poder de segmentação

Outro motivo para o Inbound Marketing ser fundamental para o e-commerce diz respeito à possibilidade de segmentar o público em uma escala maior do que outras estratégias.

A partir da segmentação, o conteúdo pode ser direcionado exatamente aos clientes que têm a possibilidade de fechar negócio.

Surge aqui a necessidade de definir uma persona (cliente ideal) para a proposta.

Para isso, faça uma avaliação completa dos seus clientes e reúna informações pertinentes — idade, gênero, localidade, interesses, dúvidas, problemas, entre outros — para a criação de um perfil ideal de consumidor.

Suas estratégias de Inbound Marketing devem ser direcionadas a essa persona.

4. Possibilita medir resultados

Graças às análises, medições e monitoramento, o Inbound Marketing permite conhecer a fundo os resultados de cada uma das suas ações.

Existem diferentes ferramentas que permitem verificar se os esforços estão dando certo e o que precisa ser melhorado.

É possível mensurar, por exemplo, quais conteúdos geraram maior engajamento e conversões, ou ainda quando seus clientes acessaram sua página.

Entre as possibilidades de medição estão a taxa de abertura de e-mails (e-mail marketing) e a taxa de cliques, entre muitos outros.

A partir da interpretação desses dados, é possível avaliar em quais produtos você deve investir em seu e-commerce, quais itens podem ser descartados por baixa saída, qual é a melhor hora de realizar uma promoção, entre outros fatores.

Quando bem planejadas, todas essas ações podem trazer grandes lucros para o seu negócio.

5. Aumento do reconhecimento da marca

Como você viu, além de aumentar sua visibilidade, marcas que investem em Inbound Marketing conquistam a confiança do consumidor.

Afinal, ao produzir conteúdo relevante para o seu público, você mostra que possui amplo conhecimento sobre seu segmento e cria tendências ao invés de apenas segui-las.

O Inbound Marketing para e-commerce é uma das abordagens mais interessantes para negócios virtuais.

Quando se opta por esse tipo de metodologia, o empreendedor aposta não somente em vender, mas também em criar um vínculo maior com o seu cliente, fator bastante valorizado pelo consumidor moderno.

Como você viu, a ideia do Inbound Marketing não é colocar um ponto final após a compra, mas sim abrir espaço para novas negociações.

Eu sei que o assunto é complicado, mas se você quiser ajuda com esse ou qualquer outro tópico relacionado a e-commerce, me faça uma pergunta!

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff