Cadê meus likes!? Entenda os detalhes da nova estratégia do Instagram

Os likes do Instagram sumiram? E agora!?

07 ago Os likes do Instagram sumiram? E agora!?

Calma, calma, não se desespere. Apesar dos seus likes terem desaparecido da tela, sua mensagem chegará ao público-alvo como sempre chegou.

A diferença é que agora só você poderá ver quem deixou aquele famoso joinha na sua postagem. Que tal aproveitar essa TREMENDA oportunidade e focar no que realmente importa?

Nas últimas semanas você se perguntou “Instagram, cadê meus likes”? Na verdade, já deve até ter visto os motivos que levaram essa Rede Social a deixar de mostrar as curtidas publicamente.

Mas, e como fica a sua marca com isso?

Nós queremos esclarecer algumas dúvidas que possam ter ficado sobre a retirada do contador de likes das páginas do Instagram.

Essa nova estratégia do Instagram vem sendo aplicada aos poucos e já atingiu Canadá e Brasil, países muito ativos na rede social. Segundo o próprio app de fotos, o intuito é que as pessoas valorizem mais o conteúdo do que quantos likes aquele post vai obter.

Outra justificativa dada pela empresa é que a busca incessante pelas curtidas acaba afetando o psicológico dos produtores de conteúdos – e das marcas também -, que veem o sucesso dos concorrentes como o seu próprio fracasso. Muitos acabam por sofrerem transtornos graves e isso pode ser evitado pelo fim dos likes públicos.

Afinal, que atire a primeira pedra aquele que nunca se coçou na frente do celular, quando viu que os posts do concorrente têm mais curtidas do que o da sua empresa.

Se o teste vem dando certo, isso é um segredo guardado a sete chaves pelo Instagram, mas parece que essa alternativa veio para ficar, levando em consideração que ela já está indo para seu segundo mês de aplicação no país.

A verdade é que seus likes continuam lá, o que mudou foi a forma com que eles serão mostrados. Ainda conseguiremos mensurar a quantidade de pessoas que curtiram sua publicação, mas seus seguidores não verão essa contagem como acontecia anteriormente.

Segundo a Rede Social administrada pelo Facebook, o objetivo dessa mudança é evitar competições entre influencers dentro da plataforma e a falsa impressão de engajamento, conseguida através da compra de likes, por exemplo.

Quando você mensura os resultados da sua campanha apenas em likes, pode estar competindo com pessoas que compram esses resultados em bancos de dados, ou realizam automações não recomendadas por especialistas.

Vale a pena dar uma olhada nesse artigo que já escrevemos sobre as Métricas da Vaidade para entender melhor o que realmente importa.

A tendência é que as campanhas feitas para Instagram agora tenham objetivos diferentes, como o acesso a um link, ou mesmo o download de um aplicativo. Sai engajamento e entra o objetivo que chamamos de “tráfego”, quando uma publicação tem a intenção de chamar a pessoa para algum outro endereço digital, como seu e-commerce ou aplicativo.

Pode ficar tranquilo, o Instagram ainda é um espaço forte e sua empresa continuará marcando presença, entregando sua mensagem diretamente ao seu público, mesmo que ele mesmo não consiga ver os likes que serão dados.

A Casa de Imagem possui vasta experiência em ações no Instagram, que mais do que o like pelo like, valorizam o conteúdo bem produzido e as estratégias mais assertivas.

Entenda que no final das contas, o que deve atrair a sua atenção é o RESULTADO. Porque curtidas não pagam boletos. #SimplesAssim

Cadastre seu e-mail para receber as nossas novidades e não perder nenhuma novidade do Marketing Digital.

Comentários

comentários