
23 ago Marketing Digital: custo ou investimento?
Em tempos de recessão econômica, muitos empresários avaliam imediatamente alguns gastos, mas se precipitam e retiram a verba do marketing digital. Não seja um deles!
Tratar o investimento em publicidade como custo é um erro que muitas empresas cometem quando passam por momentos em que se é necessário apertar os cintos e economizar com certas despesas, mas acredite: a divulgação do seu produto não é um gasto, muito pelo contrário, ela é uma ferramenta de venda importante para seus resultados
Por mais que algumas marcas ainda duvidem do potencial da publicidade em geral, especialmente do marketing digital, é necessário compreender que, num momento de crise, cortes ou adequações precisam ser feitos, mas aquilo que leva o produto para o conhecimento do público não entra nesse pacote.
Falando especificamente do marketing digital, antes de pensar em cortar seu investimento nesse meio de comunicação considere alguns pontos:
- Publicidade online custa até 70% menos que a publicidade em mídia geral.
- E quem estipula quanto gastar é você, não a mídia!
- As possibilidades de divulgação são inúmeras e acessíveis a qualquer orçamento.
- Você pode gastar o planejado, sem exceder a verba ou ter surpresas com gastos extras.
- Com o público direcionado, seu aproveitamento de verba é ainda maior.
- Com a seleção de verba, canal e público, sua chance de retorno é muito maior.
- Relatórios das campanhas ajudam a traçar novas estratégias, reduzindo tempo e custos.
Como você pôde ver, as vantagens de anunciar online são muitas e cortar a verba dessas ferramentas pode fazer o efeito reverso no seu faturamento, levando a uma queda nas vendas e pior, dobrando o trabalho numa possível retomada de investimentos com esses canais.
Mas como assim marketing digital é um investimento?
Bom, a publicidade online funciona quase que de forma instantânea, isso é um fato, mas mesmo assim, a sua empresa precisa fazer um trabalho continuo de veiculação, a médio e longo prazo, para captar e fidelizar o público, fornecendo conteúdo relevante e criando um relacionamento entre a marca e consumidores.
Um corte de investimento bem no meio desse processo pode retardar todo o trabalho ou fazer com que seu planejamento de divulgação recomece do zero, o que certamente vai resultar na duplicação do investimento.
E a dica final é: não corte seu investimento, otimize-o! Afine sua comunicação, avalie os resultados emitidos em relatórios, refaça planejamentos e aperfeiçoe seu trabalho nas ferramentas disponíveis, ou descubra novos meios de alcançar seu público e, consequentemente, seus resultados.