5 Tendências de Marketing Digital e Tecnologia | Casa de Imagem MKT

Marketing digital e tecnologia: 5 tendências que vão dominar os próximos anos

Têndencias para o Marketing Digital

29 mar Marketing digital e tecnologia: 5 tendências que vão dominar os próximos anos

Em uma pesquisa conduzida pela Managing Digital, feita com profissionais de marketing, gestores e consumidores do mundo, os entrevistados apontaram quais seriam as tendências de marketing digital e tecnologia mais interessantes para os próximos anos.

O Marketing de Conteúdo foi apontado por 20,3% dos entrevistados como a principal tendência, seguido do Big Data (20,2%) e Marketing de Automação (10,3%).

Confira mais sobre essas tendências em nosso post de hoje!

1. Big Data

As ações envolvendo o marketing digital e tecnologia geram dados que podem ser usados em diferentes estratégias.

O Big Data refere-se a esse imenso volume de dados — estruturados ou não que podem ser utilizados para obter padrões de informações mais detalhadas sobre alguma coisa ou pessoa.

São informações diversas que, quando analisadas, servem de base para a tomada de decisões e direcionamento para a estratégia do negócio.

Nesse contexto, o Big Data envolve o mercado, a visão do cliente e análises preditivas.

Dados em tempo real, formatos variados e aprendizado constante são alguns dos benefícios que o Big Data pode oferecer, sobretudo quando usados para identificar o interesse do clientes.

Os Big Datas sempre existiram, mas antigamente não era possível fazer uma análise detalhada por falta de recursos tecnológicos, o que nos leva a segunda tendência tecnológica que é:

2. Inteligência artificial

A IA — Inteligência Artificial — refere-se aos sistemas criados para simular as atividades e habilidades humanas, tomando decisões, agindo e aprendendo por si só.

Trata-se de um campo que está amadurecendo e interagindo com o marketing digital.

A utilização da Inteligência Artificial é uma tendência que veio para ficar e com certeza vai dominar o mercado digital em poucos anos.

Não é atoa que gigantes da web como: Google, Facebook e Microsoft estão direcionando pequenas fortunas para esse segmento.

Com os recursos da Inteligência Artificial já é possível:

  • Enviar mensagens automáticas através de boots que vão “aprendendo” com o comportamento do usuário;
  • Personalizar páginas de sites de acordo com a preferência e/ou tendência de comportamento oferecendo os produtos mais interessantes para as pessoas que acessam determinado site;
  • Respostas mais personalizadas no atendimento a internautas através do chat do site ou até mesmo no Facebook

Nos próximos anos, a IA permanecerá em cena, uma vez que as organizações acompanham e desenvolvem projetos nesse campo.

3. Realidade ampliada

O aplicativo Pokémon Go mostrou como a realidade ampliada pode gerar interações e conversões.

O jogo mistura o real com o virtual para que os usuários possam encontrar pokémons na tela do smartphone por onde caminha.

Diferente da realidade virtual que coloca o usuário em um ambiente fictício, a realidade aumentada visa unir os dois “mundos” por meio de aplicações específicas.

Algumas lojas já utilizam dessa tecnologia para auxiliar seus clientes em compras, principalmente aqueles com dificuldades em avaliar produtos e serviços.

A tecnologia permite que os e-commerces possam apresentar seus produtos de forma simulada sobre o ambiente do consumidor.

Já pensou como seria legal se você pudesse experimentar um óculos antes de compra-lo pela internet?

Graças a realidade aumentada, hoje isso é possível.

4. Mobile marketing

A tecnologia mobile chegou, ficou e está se aperfeiçoando conforme as necessidades do mercado.

Ela se iniciou com sites responsivos que se adaptam aos diferentes tipos de tela, proporcionando o acesso em diferentes dispositivos.

A ideia é estar onde o cliente está, oferecendo soluções no ambiente que ele se sinta mais confortável.

Apesar de pesquisas apontarem que as taxas de conversão no e-commerce são inferiores quando realizadas pelo smartphone, as pessoas acabam utilizando o desktop para concluir compras que foram previamente pesquisadas pelo dispositivo móvel.

As empresas já se atentaram a isso e desenvolvem abordagens que incluem serviços e conteúdo específico para mobile — afinal, esse “bolo” não pode ser esquecido!

5. Customer Relationship Management

Os CRMS são softwares destinados à gestão dos fatores que envolvem o negócio.

Clientes, estoques, controle de vendas e e-mail marketing, por exemplo, podem ser facilmente controlados e automatizados conforme as necessidades do mercado.

Um dos objetivos do CRM é a fidelização dos clientes, ou seja, mantê-los próximo e estimular que façam novas compras. A fidelização é sinônimo de bons resultados e, por isso, o CRM se tornou tão popular!

E aí, gostou de saber mais sobre marketing digital e tecnologia?

Aproveite o embalo e leia também sobre o Inbound Commerce!

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff