Métricas da Vaidade no Marketing Digital | Casa de Imagem

Métricas da vaidade no Marketing Digital

Métricas da Vaidade

21 jun Métricas da vaidade no Marketing Digital

Quem trabalha ou se interessa pelo Marketing Digital certamente já se informou sobre a importância das métricas das ações na internet.

Afinal, com esse trabalho, é possível avaliar a eficiência das estratégias de divulgação. Porém, as métricas da vaidade podem se tornar um problema ao avaliar os indicadores errados.

Existem diversos dados que ajudam a tomar as decisões do marketing online.

Porém, algumas das informações não têm relevância direta para a sua estratégia, mas acabam sendo levadas em consideração devido ao preciosismo dos profissionais da área.

Esses indicadores são as métricas da vaidade.

Mas se você ainda não sabe o que é isso, explico melhor o que são KPIs e Métricas nesse artigo!

Para que você não avalie errado as suas ações de Marketing Digital, separei neste artigo as principais métricas da vaidade.

Confira!

Page views (número de páginas visitadas)

Essa métrica tem pouco a dizer sobre a evolução do seu site ou blog.

Pelo contrário, ela pode gerar confusão por se tratar de um indicador vago. Isso acontece porque o número apresentado na medição pode te levar a um entendimento equivocado do cenário.

O número de page views pode apontar que o site teve 50 mil visualizações em um dia, mas isso não quer dizer que 50 mil pessoas acessaram a página.

Às vezes foram apenas 100 pessoas. Dessa forma, é uma métrica que pouco ajuda na tomada de decisões quando analisada superficialmente.

Acessos ao site

Algumas métricas são extremamente valorizadas, mas se não forem analisadas corretamente perdem a sua importância.

O acesso ao site é um exemplo disso e pode facilmente iludir um analista ou empresário.

O seu site pode ter 20 mil acessos em um só dia — o que, certamente, arrancará um sorriso em um primeiro momento —, mas 95% das pessoas que acessaram ficaram apenas poucos segundos conectadas.

Um resultado ruim e que não garante novos negócios.

Para que essa métrica tenha valor é preciso avaliar quantos desses acessos se tornaram compradores.

Entrega de e-mails

O e-mail marketing continua em alta e é uma boa estratégia de divulgação.

Porém, é preciso avaliar com cuidado os resultados de cada campanha. Qualquer pessoa fica feliz quando se tem uma porcentagem de entrega de e-mail alta, mas isso não é sinônimo de sucesso.

Antes de comemorar que o seu material chegou a cinco mil destinatários, observe quantos deles abriram a mensagem e quantos clicaram na sua divulgação.

Esses dois últimos dados são extremamente importantes para avaliar a sua taxa de conversão e determinar realmente o sucesso da ação.

Pessoas alcançadas no post patrocinado

Perceber que o seu conteúdo nas redes sociais chega a um número grande pessoas pode até ser estimulante, mas isso não garante que os seus seguidores estão realmente consumindo aquele conteúdo e que a sua estratégia está dando resultados para a sua empresa.

Pense assim: se você está impulsionando seus posts, não basta ver quantas pessoas foram atingidas, mas sim como elas estão engajando com o seu conteúdo.

Para medir melhor o resultado é importante avaliar a quantidade de interações que ocorreram com a sua postagem.

Isso indica que as pessoas estão assimilando e gostando do seu conteúdo, além de contribuir para o aumento do alcance orgânico das suas publicações.

Mas no final, o que importa é a estratégia!

Um detalhe importante para definir as métricas corretas para acompanhar, é definir muito bem qual é o objetivo final.

Se sua estratégia é vender mais em um e-commerce, o que realmente importa é o número de pessoas que chegaram até o final da compra, mas se sua empresa está lançando um produto na internet, as visualizações de um vídeo podem ser o detalhe mais importante.

E se você precisa de ajuda para definir quais são os melhores indicadores de desempenho para a sua empresa, que tal solicitar seu orçamento com uma agência certificada em todos os canais de publicidade do Google Adwords?

Um abraço e Boas Vendas!

Comentários

comentários

Uma pessoa obcecada pela constante busca de resultados, que vive de metas, sonha com sucesso e se alimenta de novidades todos os dias. :)