Entenda qual a importância das métricas para o seu negócio

Qual é a importância das métricas para o seu negócio?

importancia-metricas-negocios

15 ago Qual é a importância das métricas para o seu negócio?

Números. As pessoas de Exatas amam. Os professores de matemática lutam para colocar um fim na fama negativa deles. E os empreendedores? Ah, se você tem um negócio, PRECISA ser íntimo deles. Pare já de torcer o nariz para os dados: as métricas têm um papel fundamental no seu negócio e você já vai entender por quê.

Suponhamos que você tenha um e-commerce que vende miniaturas de camisetas estilo havaiano para pets. Pense com a gente: por que é importante saber informações como: quantas vendas seu site tem por mês, qual o valor médio que o seu cliente gasta, qual o número de roupinhas devolvidas ou de compras que ficam ali paradas no carrinho?

gif-metricas

Sem todas essas informações, fica impossível saber coisas simples but fundamentais como quanto você fatura, que produtos deve comprar ou parar de vender, quais as ações de Marketing merecem mais investimento…

Sim, caro amigo, os dados são fundamentais para você compreender como o seu negócio funciona e para, principalmente, tomar as decisões certas. Sem achismos. Sem tentativas que certamente vão resultar em erro.

Não lute contra. Apenas entregue-se ao maravilhoso mundo das métricas.

Afinal, o que são métricas?

Métricas são índices de desempenho. Elas ajudam a mensurar, monitorar e analisar o resultado vendas, de ações ou campanhas. Entenda qual a diferença entre elas e os KPIs aqui.

Algumas, no entanto, podem ser consideradas mais métricas de vaidade do que realmente têm importância para o seu negócio.

Calma, não fique confuso, jovem. Confira, a seguir, algumas métricas que realmente são fundamentais:

Métricas importantes

ROI

O ROI é o retorno sobre investimento – não, não tem nada a ver com o amigo do Dino da Família Dinossauro. Como o próprio nome diz, essa métrica ajuda a calcular o retorno a partir de um investimento e é importante para avaliar se os recursos estão sendo aplicados da maneira certa. Com base no ROI, fica mais fácil traçar estratégias eficazes e otimizar o orçamento em diferentes áreas da empresa. Confira dicas de como calcular o ROI.

Taxa de conversão

Antes de tudo, você precisa entender que conversão é uma ação que você deseja que usuário do seu site ou e-commerce execute. Quer um exemplo? Pode ser uma compra realizada ou baixar um e-book que vai levá-lo para um processo de nutrição de leads. A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes quando o assunto é resultado.

Ticket médio

Nada mais é que o valor médio de cada compra – calculado com base no volume total de pedidos efetuados dividido pelo faturamento de compras. Além de ser uma métrica básica para conhecer o perfil do seu consumidor, ela é fundamental para planejar promoções e otimizar resultados.

Taxa de retenção de clientes

A taxa de retenção de clientes tem a ver com a fidelização do seu cliente. Ela indica se os seus clientes estão satisfeitos com o seu negócio – e se não estão, é a deixa para a implementação de mudanças. É uma métrica importante já que manter um cliente é mais barato do que captar um novo.

Ok, ok… Tudo muito bonito na teoria, mas complicado de por em prática?

gif-ton-metricas

 

Como colocar as métricas em prática?

Contratar uma agência focada em resultados pode ajudá-lo a analisar estrategicamente as métricas. Outra opção pode ser apostar em uma ferramenta de Business Inteligence, como esta oferecida pela SMN. Com ela, você pode:

  •  entender informações de forma clara e objetiva
  •  conhecer a fundo sua empresa fica mais fácil
  •  tomar de decisão para impulsionar seu negócio

Para saber mais, acesse aqui.

Comentários

comentários