O Marketplace e seus Problemas no E-commerce | Casa de Imagem

O Marketplace pode ser um pesadelo no e-commerce

Marketplace pesadelo e-commerce

29 maio O Marketplace pode ser um pesadelo no e-commerce

Anunciar seus produtos em marketplaces como a Cnova, B2W, Netshoes ou Dafit pode parecer uma estratégia incrível para vender mais.

Afinal, trata-se de aproveitar um espaço criado por uma marca com uma reputação imensa.

Mas será que isso realmente, vale a pena?

Quando colocamos todas as questões no papel, surgem alguns problemas do investimento em marketplace que precisam ser considerados antes de entrar com essa estratégia.

Você está pensando em investir, mas tem algumas dúvidas sobre os benefícios e malefícios dessa prática?

No artigo de hoje você vai entender que essa estratégia pode não ser lá aquela maravilha.

O nome da sua marca pode perder o valor

Ao mesmo tempo que parece vantajoso o fato de os marketplaces investirem em comunicação para vender os produtos do site, existe um grande problema de valor da marca.

Afinal, grande parte dos usuários acreditam que estão comprando os produtos do Walmart, Extra, etc.

Sendo assim, você não vai poder fazer aquela moral com o seu cliente e estimular com que ele compartilhe o que achou do seu atendimento nas redes sociais, e assim por diante.

Com isso, o seu negócio passa a perder a visibilidade. Isso entra no próximo tópico:

Investir em marketplace aumenta o custo por clique dos anúncios no AdWords

Com uma grande empresa por trás do marketplace, a chance dela inflacionar seu custo por clique em uma campanha no Google Adwords é muito grande.

Isso acontece porque os grandes players vão começar a comprar a palavra chave da sua marca, e mesmo que você possa ganhar o leilão na maioria das vezes, eles vão ter uma verba maior do que você.

Com isso, é comum encontrarmos alguns problemas na hora da estratégia, como o valor do custo por clique.

Se uma empresa com um budget muito maior investe em anúncios para as mesmas palavras-chave que a sua empresa, é normal que o custo por clique aumente consideravelmente.

As empresas de menor porte acabam sofrendo com limitações no orçamento, reduzindo o seu número de cliques — e, consequentemente, o número de vendas!

Você pode perder seu posicionamento nos mecanismos de busca

Assim como nos tópicos anteriores, se considerarmos que os grandes nomes são donos dos marketplaces (e os investimentos dessas empresas tendem a ser maiores, por possuírem um maior budget), é natural que as pequenas empresas percam seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Isso acontece porque um dos fatores que o Google utiliza para ranquear um site, é o Domain Authority.

Nesse sistema, o Google dá uma nota de 0 a 100 para cada site que está na internet, e como os grandes players possuem um grande volume de acessos, com certeza terão boas notas.

E sabe porque isso é um problema?

Porque mesmo que você já não esteja mais no Marketplace, o fato da grande autoridade que um e-commerce como um Wamlart da vida vai fazer com que leve um bom tempo para o google entender que o seu site vale mais do que o grandão aí de cima na hora de aparecer em 1º lugar.

Perder a autoridade da sua marca, aumentar o custo por clique e perder posicionamento, infelizmente, podem ser consequências do investimento em marketplace.

Sua empresa corre riscos de ser negativada — e ter problemas na relação com os clientes

Com o investimento em marketplace, a empresa perde a oportunidade de se relacionar diretamente com o cliente.

Os dados de compra ficam em poder do marketplace, e as pequenas empresas inseridas nele perdem a chance de se relacionarem com essas pessoas.

Um outro ponto crítico é a possibilidade de a empresa ser negativada.

Tradicionalmente, os clientes de marketplaces costumam ser muito exigentes, principalmente se considerarmos o nome da empresa que está por trás da plataforma.

Por isso, é preciso ter em mente que a responsabilidade, agora, aumenta — pequenos deslizes são imensos para esse novo tipo de consumidor, e isso pode negativar sites.

Sendo assim, um atraso de 1 dia que poderia até passar despercebido quando o site é menor, se isso acontecer em uma grande loja, em 10 minutos sua empresa estará no Reclame Aqui, no Facebook, e se duvidar até costurado na boca de um sapo na encruzilhada.

Apesar de parecer uma ótima forma de crescer seu negócio e aumentar as vendas, é preciso ser muito crítico a respeito da ação de investir em marketplace.

Ao mesmo momento que possui tantas vantagens, ela também pode ser responsável por vários problemas para a sua empresa.

Conclusão!

Realmente quando uma empresa começa a operar em um Marketplace, a tendência é que as vendas possam aumentar significativamente, mas é importante não deixar todos os ovos em uma cesta.

Não é tão difícil começar a vender em um grande player, mas se manter lá já é outra questão.

O que recomendamos sempre aqui na agência, é fazer um trabalho em diversas frentes, assim você consegue resultados que ganharão escala ao longo do tempo.

E se você acha que esse artigo pode ajudar mais alguém, compartilhe o post na sua rede social e assine nossa newsletter para se manter informado sobre tudo que o Marketing Digital tem de melhor.

Um abraço e #SaiaDoOff !

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff