O que é Marketing? Será que você sabe mesmo? -

O que é Marketing? Será que você sabe mesmo?

28 maio O que é Marketing? Será que você sabe mesmo?

O que é Marketing? A pergunta parece óbvia não?

Mas será que você sabe mesmo o que é Marketing e como atuar de forma correta abordando seus principais pilares?

Você já deve ter ouvido falar de Philip Kotler certo? Se não ouviu, pode parar de ler o artigo agora e dar um google porque sem ele é praticamente um pecado falar de Marketing.

Também conhecido como pai do marketing, foi Kotler quem criou o conceito dos 4 P’s de Marketing que já vamos nos aprofundar um pouco mais.

Marketing: conceito!

“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Philip Kotler

Os 4 P’s do Marketing

Produto:

Uma empresa deve vender algo certo? Então aqui considere produto ou serviço. Você deve se perguntar, quais desejos e necessidades seu produto despertam no seu público.

Preço:

Muito mais do que o preço estipulado, dependendo do custo de produção mais o lucro para a empresa, deve-se entender qual o valor do seu produto ou serviço é percebido pelo seu cliente.

Praça / Ponto de Vendas (PDV):

Este pilar muitas vezes não fica claro para as pessoas, que na verdade significa como seus clientes chegam até seus produtos ou serviços. Inclusive, pode ser um site ou e-commerce.

Promoção:

Não confunda aqui a palavra promoção com descontos ou liquidação. Promoção deve ser considerado as ações que sua empresa faz para comunicar os benefícios do seu produto ou serviço para seus clientes.

Explicado isso, vamos ao segundo ponto deste post.

O que não é Marketing?

Visto os tópicos acima, fica claro para gente que Marketing não é fazer os posts de mídias sociais ou de um blog, por exemplo.

Nem fazer as artes deste post.

Estas atividades estão ligadas a um braço do Marketing, que é frequentemente confundido por muitos empresários.

Outro ponto que também não é Marketing é o atendimento ao cliente e a parte de vendas.

Portanto, se você for contratado para fazer Marketing, atente-se em fazer seu trabalho bem feito atendendo aos desejos e necessidades do seus clientes, pensando em estratégias que envolvam a forma como seu produto ou serviço é percebido pelo seus clientes, através do produto, preço, praça e promoção.

Claro que existe todo um processo e a parte da promoção exige sim a parte da Propaganda!

Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.

 

Veja o vídeo:

 

 

Então é isso, esperamos que este post tenha esclarecido para você o que é Marketing de verdade e o que não é Marketing. 

Você frequentemente é contratado para uma função e executa muitas outras? 

As vezes deixa suas obrigações de lado?

Não deixe de compartilhar este post com quem contratou você e está te pedindo para realizar funções fora do seu escopo dizendo ser parte do Marketing!

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff