Equipe de Marketing Digital. Vale a Pena terceirizar? Casa de Imagem

Por que terceirizar a sua equipe de marketing digital?

Equipe de Marketing Digital

13 dez Por que terceirizar a sua equipe de marketing digital?

O Marketing Digital é muito amplo e tem toneladas de recursos, ferramentas e estratégias. Por esse motivo, muitas empresas sentem-se perdidas, sem saber exatamente no que investir. Isso demonstra o quanto é importante ter profissionais competentes e que saibam trabalhar bem os recursos para trazer resultados. É aí que vem a grande questão: ter funcionários contratados ou terceirizar a equipe de marketing digital?

A resposta a essa pergunta dependerá de muitos fatores. Um que pesa bastante é que uma agência normalmente tem um time de especialistas em cada área (redes sociais, SEO, Web Design, etc.) e, se contratados individualmente, os custos seriam muito altos. Mas muitas outras coisas podem pesar a decisão além disso. Confira!

Conhecimento e expertise para ideias criativas

Uma equipe terceirizada não atende apenas a sua empresa, mas várias. Isso significa que são profissionais que já têm muita experiência no Marketing Digital e, portanto, muitas ideias criativas, expertise e conhecimento de estratégias que dão certo.

São profissionais que já conhecem métricas estratégias e resultados e podem dar sugestões de melhores ações. Por exemplo, se uma empresa B2C e uma B2B decidem investir em Facebook Ads, as estratégias serão completamente diferentes para cada uma: enquanto a B2C pode segmentar para um público mais amplo, focando em vendas, a B2B precisa usar recursos de segmentação avançada, tendo como meta tráfego e captura de Leads.

Ainda usando o exemplo de postagem patrocinada no Facebook, a maneira como você escolher segmentar suas campanhas trará resultados completamente diferentes, que são determinantes para a geração de receita. Um time especializado e experiente conhecerá bem essa diferença.

Múltiplos profissionais competentes versus funcionário sobrecarregado

É comum que as empresas contratem um ou dois profissionais de marketing, o que muitas vezes acaba sobrecarregando-o(s). Ele(s) tem que cuidar das redes sociais, fazer as postagens em blogs, criar os materiais publicitários e todas as atividades relacionadas ao marketing. É muito comum que suas atividades sejam feitas sob demanda, ou seja, quando requeridas, sem um planejamento de marketing.

Já as agências têm profissionais em constante formação e estão sempre alinhados a tendências. Isso trará os melhores e mais modernos recursos para a sua empresa. Por se tratarem de profissionais especializados por área — o redator, o SEO, o social media, o planner e vários outros —, eles focam em um campo de conhecimento específico, trazendo resultados superiores para o âmbito selecionado. Assim não há sobrecarga de um funcionário e a organização pode contar com um time experiente.

Otimiza o trabalho dos profissionais de marketing da empresa

Não é porque você está terceirizando seu marketing digital que você vai demitir seu funcionário. Ele será muito importante para essa tarefa que é trazer muitos clientes para o seu negócio.

Por melhor que seja a agência, ela não é capaz de mostrar resultados sozinha. Ela precisa estar em constante comunicação com seu negócio para entender as necessidades, demandas e metas globais. E o seu profissional de marketing fará essa ponte, pois ele conhece bem a companhia e os objetivos das campanhas.

Profissional de marketing contratado + agência terceirizada = fórmula do (muito) sucesso.

É possível contratar agências apenas para pôr o plano em ação

É comum agências serem contratadas para fazer tudo, desde o planejamento até a entrega de resultados. E ainda vão além, chegando a cruzar os resultados em receita gerada versus o que foi investido em marketing (ROI).

Mas também há empresas que contam com planners de marketing feras! Eles planejam, fazem as metas, criam um projeto de marketing digital que integra todas as ações em uma meta alinhada aos objetivos globais da empresa — e ainda calculam os resultados!

Para esses casos, é possível terceirizar a agência para realizar as ações planejadas como SEO, Google Adwords, criação do site, gestão de redes sociais, entre outros. A empresa poderá dedicar-se o tempo necessário à tarefa mais importante — o planejamento — enquanto a terceirizada põe a mão na massa.

Esses são os principais motivos para terceirizar a equipe de marketing digital. Como visto, eles vão muito além do preço. Uma boa agência vai trazer ainda mais valor ao marketing, além de aumentar os ganhos e sucessos do empreendimento.

Gostou da dica? Então siga a Casa de Imagem nas redes sociais e fique por dentro de tudo! Estamos no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e inclusive no Google+ isso mesmo, nós estamos até no Google+.

Comentários

comentários

Uma pessoa obcecada pela constante busca de resultados, que vive de metas, sonha com sucesso e se alimenta de novidades todos os dias. :)