User Generated Content: o que é? Como adaptar nas suas estratégias? -

User Generated Content: o que é? Como adaptar nas suas estratégias?

User Genereted Content

11 mar User Generated Content: o que é? Como adaptar nas suas estratégias?

User Generated Content: o que é? Como adaptar nas suas estratégias?

Que o consumidor não é mais o mesmo você provavelmente já percebeu. Mas, pense aqui comigo, se ele mudou, a forma como ele interage com as publicações não é mais a mesma, certo? Ok, então, seguindo o raciocínio, a forma como as marcas lidam com o conteúdo gerado pelos usuários também precisa mudar? Bingo! Chegamos ao tema deste maravilhoso conteúdo: UGC (User Generated Content). Vem ver o que é e como adaptá-lo em suas estratégias de Marketing Digital. 

O que é o UGC? 

Em uma tradução simples, User generated content (UGC) significa conteúdo gerado pelos usuários. Ou seja, são as publicações que os usuários fazem. O conceito não é novo, mas ganhou força à medida que as marcas começaram a perceber o poder que pessoas comuns podem ter para influenciar quem ainda não conhece a marca. É muito mais do que uma prova social. 

Afinal é muito mais natural confiar em pessoas do que na publicidade das marcas ou até mesmo nos grandes influenciadores, não é mesmo? 

Vantagens do UGC 

1. Boca-a-boca digital

Como já disse anteriormente, as pessoas se baseiam muito na experiência de outras pessoas. Por isso, funciona como um boca-a-boca digital. 

2. Confiança 

Se a marca não tem receito de receber feedback de clientes, ela se aproxima delas e mostra credibilidade, preocupação em ouvir e, consequentemente, interesse em melhorar. 

3. Geração espontânea 

Não é preciso necessariamente um investimento para que os usuários produzam conteúdo sobre a empresa. Sim, pode acontecer uma ação especificamente para gerar isso, mas essa produção também rola de um jeito espontâneo. 

4. Renovação de conteúdo 

Produzir conteúdo relevante pode levar tempo e custar caro – em determinados casos. Se a empresa está com um budget limitado ou sem criatividade, os conteúdos gerados pelos usuários podem funcionar como um respiro, sabe? Comentários trazem novas ideias, depoimentos são uma prova social bacana… 

5. Identificação com a marca 

Sem dúvida, destinar um espaço aos conteúdos  feitos pelos usuários ajuda a estreitar o relacionamento com os consumidores. 

 

Como adaptar para a sua estratégia

Tá, agora que você já sabe qual a importância desses nanoinfluenciadores, como usá-los a seu favor? Bora lá para algumas sugestões:

Reviews e depoimentos 

As avaliações e os depoimentos são as formas mais básicas de CGU, mas são superefetivas. Além de usar o formato mais comum que é uma descrição de experiência, outra alternativa é convidar o usuário a fazer uma foto ou um vídeo, por exemplo. 

Para os e-commerces, as reviews valem ouro, por isso, muitos oferecem cupons de desconto ou brindes para estimular que os clientes falem sobre os produtos que compraram.

Como criar UGC para e-commerce?

Após ler a dica acima, provavelmente você está pensando: “Tá bom Thiago, isso todo mundo já faz!”  Mas você está no blog da Casa de Imagem e aqui vai a dica de ouro. Se liga só em ideias diferentes para você estimular os usuários dos seus produtos a fazerem aquele review maravilhoso:

Envie um e-mail ou mensagem no whatsapp para o seu cliente após ele receber o produto, e em vez de simplesmente pedir para que ele faça uma avaliação, envie um questionário com perguntas do tipo:

  • Qual foi o principal problema que esse produto resolveu para você?
  • Quanto tempo depois de receber a encomenda você levou para usar esse produto?
  • O que seus amigos e parentes acharam desse produto?
  • Esse produto pode ajudar mais alguém? Quem? Porque?

Ao criar um questionário você ajuda as pessoas a seguirem uma linha de raciocínio lógica e assim elas irão escrever os reviews de uma forma muito mais convincente do que simplesmente um: “o produto atende às expectativas! ”

Conteúdo em vídeo

Por falar em vídeo, este conteúdo merece uma atenção especial. Com o boom do TikTok no período de pandemia, o conteúdo gerado pelo usuário ganhou um novo respiro. Além de utilizar o material dessa plataforma, não dá pra esquecer do Youtube, beleza?

Tudo bem que os stories do Instagram tem ganhado mais destaque, mas a rede ainda é excelente para engajamento e compartilhamentos. A dica é avaliar as redes sociais em que sua marca está presente e o que pode vir de melhor de cada uma delas. 

Campanhas e eventos 

Campanhas específicas para promover a produção de conteúdo dos usuários são um excelente exemplo de estratégias que rendem bons frutos. No Instagram, por exemplo, basta estimular seus clientes a postarem suas fotos, vídeos com hastags especiais ou marcando sua empresa nos stories para coletar todo o material. 

Datas especiais também podem render um conteúdo interessante para quem prefere trabalhar o conteúdo gerado pelo cliente de uma forma menos pulverizada.

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff