E-commerce B2B: Vale a pena Investir? Casa de Imagem Marketing Digital

E-commerce B2B: por que investir e como se destacar no mercado?

e-commerce b2b

09 jan E-commerce B2B: por que investir e como se destacar no mercado?

O B2B tem se destacado em relação ao B2C em mercados consolidados como os Estados Unidos, em que há uma grande participação do canal de venda digital. Lá, o B2B movimentou US$780 bi no B2B comparados com US$350 bi no B2C.

O Brasil possui grande campo a ser explorado, sobretudo pela falta de conhecimento e uma estratégia eficiente. Aprenda agora o conceito, as vantagens e as oportunidades para esse tipo de mercado.

O que é e-commerce B2B?

O mercado B2B (Business to Business) é aquele destinado às transações comerciais entre empresas e não entre empresas e consumidores (B2C).

Uma plataforma e-commerce é aquela em que a companhia, seja ela indústria, revenda ou importador, comercializa seus produtos ou serviços com outras companhias. Essa relação comercial pode ser de revenda, consumo ou transformação cuja negociação é feita no ambiente digital.

Quais as vantagens desse tipo de comércio?

O e-commerce B2B permite a automatização de processos, praticidade e agilidade nas vendas. Veja as principais vantagens:

Maior eficiência

Vender para outras empresas no ambiente digital é economicamente mais eficaz. O meio digital viabiliza o aumento da base de clientes, facilitando o atendimento mesmo dos clientes menores e daqueles que estão geograficamente mais distantes e que os meios convencionais não têm como atingir.

Nesse cenário, a venda digital pode sair mais em conta, mais efetiva e sem fronteiras, uma vez não há as mesmas limitações do mercado físico.

Empresas que operam com e-commerce B2B tendem a apresentar tickets maiores e com maior frequência de compra de seus consumidores fidelizados. Em suma, o canal digital permite captar mais clientes, fidelizá-los e rentabilizar os que estão em sua base.

Automatização de processos

A tecnologia veio para estreitar processos, tornando – os mais eficientes em relação aos métodos convencionais. Além disso, é possível automatizar ações que antes eram feitas de forma manual como contato com consumidores, cobranças, entre outros. Além disso, os custos são menores em relação ao ponto físico.

Aumento do campo de atuação

O perfil dos clientes que aderem ao B2B é composto por novas gerações, que assumem posições que influenciam na cadeia comercial das empresas.

E não é só isso, as gerações mais antigas estão vendo com bons olhos esse novo comportamento desse cenário e o resultado são clientes que necessitam de soluções, recursos e informações específicas para que possam desempenhar melhor o seu trabalho. É mais conveniente comprar online e as transações pela web estão mais seguras e atraentes.

Aumento nas vendas

Todo mundo está na rede hoje em dia. Está certo que a sua persona não pode ser todo mundo, mas sim um público específico, entretanto ele pode encontrar seus produtos mesmo estando distantes.

Ou seja, sua empresa vai vender tanto para empresas da região quanto para aquelas que estão mais longe (da mesma forma e com as mesmas vantagens). Como esse tipo de transação pode se repetir, aumentam as chances de fidelização.

O e-commerce B2B pode reforçar a imagem da marca?

Sim, ao adicionar mais um canal de venda ao portfólio da empresa é possível não só aumentar a base de consumidores, como também tornar a marca mais conhecida. O que facilita e acelera os processos internos e externos da companhia.

Tem dificuldade na gestão do seu e-commerce? A Casa de Imagem pode te ajudar a montar e administrar uma loja virtual para venda B2B. Somos uma empresa certificada pela Tray E-commerce e podemos trazer ótimos resultados para o seu negócio. Solicite seu orçamento!

Gostou do que leu? Aproveite e veja também essa postagem e descubra como o seu negócio pode crescer.

Comentários

comentários