15 anos de Google Adwords em 15 curiosidades

03 nov 15 anos de Google Adwords em 15 curiosidades

Em outubro de 2015, o sistema de links patrocinados que mudou a história da publicidade digital completou 15 anos. O Google Adwords, essencial para a vida de muitas empresas, inclusive a Casa de Imagem, comemorou o aniversário divulgando um infográfico, em inglês, com diversas curiosidades sobre sua história. Nós traduzimos alguns dados desse infográfico e fomos atrás de outros bem legais para montarmos a lista com 15 curiosidades sobre o Google Adwords, que você lê agora:

1- Em 2000, quando foi lançado, o Google Adwords contava com 350 anunciantes, hoje somos mais de 1 milhão de empresas, marcas, lojas, artistas e sabe-se lá mais o que anunciando no mundo todo.

2 – Na mesma época, o Google registrava cerca de 20 milhões de pesquisas diárias em seus sistemas, hoje a empresa diz que a média ultrapassa a casa dos 3 bilhões.

3 – Desses 3 bilhões de pesquisas, metade vem dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Bora fazer anúncio para esse povo, minha gente!

4 – Antes de Kim Kardashian quebrar a internet, o vestido que Jennifer Lopes usou no Grammy de 2002 quase quebrou o sistema de buscas do Google. Foi o primeiro grande pico de buscas registrado.

jennifer-lopez-grammys-casadeimagem-google-adwords

5 – Nokia, Sony, BMW, Palm e Adobe, nessa ordem, foram as marcas mais buscadas no mundo em 2001, quando o Adwords fez um balanço de suas pesquisas.

6 – Em 2003, o Google falava 72 línguas, hoje ele fala mais de 150. Dá-lhe cursinho. Também no mesmo ano, 218 países já eram impactados pelos links patrocinados do Google Adwords.

7 – Em 2005 o Google lançou a pesquisa Web para mobile, facilitando a vida de quem, há 10 anos, já buscava informações, produtos ou qualquer coisa pelo celular.

8 – Em 2006 o Google lançou o Trends, sua ferramenta de pesquisa que dá um parâmetro dos termos e assuntos mais buscados em tempo real, muito útil para a escolha de palavras-chave.

9 – Em 2007 os links patrocinados invadiram o YouTube, o que deixou muitos usuários bem irritados, mas hoje a gente já se acostumou…

giphy

10 – A Rede de Display, aqueles anúncios com imagens que a gente sempre encontra em sites e blogs, começou tímida e hoje alcança 90% dos usuários da Internet em todo o mundo em mais de dois milhões sites.

11 – Das primeiras anunciantes do Google Adwords, somente a BMW continua com a mesma relevância e procura de 15 anos atrás. A Nokia foi a empresa que mais perder popularidade, veja:

nokia-google-adwords-casadeimagem

12 – Mercado Livre, Casas Bahia, Correios, Americanas, Netshoes, Ponto Frio, Magazine Luiza, Tam, Vivo e Gol, nessa ordem, foram as empresas mais buscadas no Google em 2012.

13 – Como “ganhar dinheiro”, “perder barriga”, “tirar print”, “tirar passaporte” e “beijar bem” estão entre os termos mais buscados de 2013 para cá.

14 – O Oscar de Jared Leto, a ascensão da cantora transexual Conchita Wurst, a morte de Robin Williams e os programas de TV, Game Of Thrones e The Walking Dead figuraram entre os termos mais buscados de 2014.

15 – Por que: sonhamos, soluçamos, bocejamos, espirramos, choramos, engordamos, comemos, dormimos, arrotamos e respiramos (!), nessa ordem, foram os “por ques” mais buscados nesse ano.

Curiosidade bônus: Em 2015, a Casa de Imagem descobriu como usar o Google Adwords para atingir seus clientes através do endereço de e-mail deles, quer saber como? Entre em contato com a gente!

Pois é, em pouco tempo de vida o Google Adwords tem muita história e hoje é essencial para quem quer aparecer na web na hora certa, no site certo e para o público certo. Vida longa ao Ads!

Comentários

comentários