Dia Internacional da Mulher

Dia da mulher Casa de imagem

 

Uma das datas mais confusas de ser lembrada no mercado aconteceu nessa semana, no dia 08 de março: O Dia Internacional da Mulher. Esse dia, transformado em uma data de comemorativa pelo comércio e pela publicidade, pode gerar “oportunidades” de posts, sim, mas o problema é que a oportunidade pode ser boa ou ruim.

Um pouco de história antes de prosseguirmos…
No Dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, tecelãs fizeram uma grande greve na fábrica em que trabalhavam. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho, salários justos e a redução na carga diária de 16 para 10 horas. O protesto foi reprimido com violência e todas as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Mais de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas. Em 1910, em uma conferência na Dinamarca, decidiu-se que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às tecelãs, mas o decreto oficializado pela ONU aconteceu em 1975, mais de 100 anos depois desse feminicídio em massa.


É dessa triste história que muitas agências e empresas tiram mensagens bonitnhas que não condizem com a realidade dura que as mulheres enfrentam até hoje. Já era hora de mudar né?

Todo cliente quer homenagear a mulher com uma rosa, um post com palavras doces e aquela coisa de sempre, e eles não têm culpa, afinal, sempre foi assim. Mas poucos têm coragem de assumir um posicionamento mais apropriado para a data. É aí que a agência deve entrar e conversar com o cliente.

A vivência nas redes sociais nos capacita todo dia e, ao ver os erros e acertos de outras marcas, nós conseguimos certas experiências, certo? Esse ano, L’Oréal Paris, Dove, Revista Elle, ESPN e outras GRANDES empresas se posicionaram sobre a luta da mulher por mais respeito, direitos e igualdade, então, qual o medo das pequenas empresas?

Ainda que os grandes do mercado estejam seguros de suas ações, os pequenos têm medo da resposta do público e de como essa imagem pode ser vista por ele. Nesse sentido, o profissional de marketing digital deve orientar seus clientes a achar um meio termo. Hoje, o erro é justamente o post bonitinho, delicadinho e que não diz o que precisa ser dito.

A Casa de Imagem, alertou-se e preocupou-se com a data, aproveitando as contas de seus clientes nas redes sociais não apenas para “comemorar”, mas para dizer algo a mais, ousar e introduzir os clientes e seus públicos ao empoderamento da mulher na sociedade. Com mensagens sutis, mas conscientes do Dia Internacional da Mulher, conseguimos ousar e sair um pouco do padrão… E foi muito bom ver que deu certo!

 

Comentários

comentários

Eu ajudo empresas a aumentarem sua presença online, seja com o objetivo em vendas ou reconhecimento de marca. #SaiaDoOff